Armandinho e a censura: estamos com você, menino!

Por Dani Marino, no Minas Nerds

Recentemente, o cartunista Alexandre Beck recebeu diversas ameaças e notas de repúdio a algumas de suas tiras do personagem Armandinho. O ataque, que chegou a derrubar sua página, incluía inclusive ameaças de morte. Reproduzimos aqui uma nota do artista em sua página no Facebook:

25 de novembro às 21:18

Estou bem.

Semana tensa. 
Uma tira onde uma criança não queria correr próxima a um agente de segurança me trouxe uma nota de protesto da Brigada Militar-RS, seguida de diversas mensagens com ofensas e ameaças. Uma campanha de intimidação. Fotos minhas foram compartilhadas em páginas de grupos e pessoas com porte de armas e de ódio, legitimadas pela nota oficial. E eu soube o que é ter medo de quem deveria nos proteger. Justamente o que o personagem da tira mostrava, e que gerou a nota.

Dois dias depois, uma tira em que um personagem externava preocupação com o atendimento de saúde à população mais carente gerou nota de repúdio do Conselho Regional de Medicina-RS. Tal nota – que seguiu o embalo da primeira, conforme registrado – reporta “um ataque sem qualquer fundamento” e “de forma injusta e cruel”, enquanto o termo “denegrindo” soa quase como confissão de culpa.

Preferiram redigir notas de repúdio. Todos – principalmente os mais necessitados e injustiçados, creio eu – teriam preferido que desmentissem as tiras na prática. Aí sim, elas não teriam sentido.

A pressão foi pessoal, mas também junto aos jornais que publicam meu trabalho, certamente com o objetivo de “me manter na linha” ou me dispensarem como colaborador. Importante registrar que até o momento tal pressão não surtiu efeito, e não houve qualquer censura a mim – ou ao meu trabalho – por parte de nenhum jornal.

As dezenas de mensagens com ofensas e ameaças que recebi, porém, foram largamente suplantadas por mensagens de apoio. Inclusive de militares e médicos, que souberam compreender o que foi dito, sem se sentirem “atacados” ou “ofendidos”. Que acreditam que podemos aprender com as críticas, desde que exista humildade. Que podemos pensar de forma menos mesquinha, menos egoísta. Que podemos pensar enquanto humanidade.

A todo o enorme apoio que recebi: muito obrigado.

Senti pulsante o significado de “resistência”, e “ninguém solta a mão de ninguém”.

Um grande abraço e seguimos!

Alexandre

O adorável menino de cabelo azul, sempre questionador e curioso, tem uma história de crítica política e social tão relevante quanto a de seus antecessores no Pasquim, por exemplo, que traziam duras críticas à ditadura nos anos 1960  e 1970. Sua amiga argentina, Mafalda, também costuma ficar intrigada com desigualdades sociais e assim como Armandinho, seu alcance permite que suas tiras dialoguem com adultos e crianças em níveis de interpretação diferentes.

Por isso, assim como a antropóloga Debora Diniz, que está exilada devido às ameaças que também sofreu, não podemos ignorar os ataques sofridos por Alexandre Beck e nos solidarizamos com ele, repudiando a violência e a censura que visa calar todos aqueles que se opõem a um sistema que a cada dia mais se assemelha à Ditadura de 1964.

Esse texto é um resumo de um artigo que apresentei no congresso internacional Viñetas Serias, em Buenos Aires, em 2014, que, infelizmente, continua atual. Estamos com você, Armandinho!

A crítica política e social nas tiras de Armandinho

Se até meados dos anos noventa a crítica política cabia aos filósofos, acadêmicos de ciências políticas e jornalistas, com a expansão da internet no Brasil esta função passou a ser atribuída a qualquer pessoa que se expressasse seja através das redes sociais, comentários em sites de jornais ou criando seus próprios blogs.

Ainda que existam divergências sobre a definição de crítica, Michel Foucault reflete sobre o tema em algumas de suas obras e define que:

“… a crítica existe apenas em relação a outra coisa que não ela mesma: ela é instrumento, meio para um devir ou uma verdade que ela não saberá e que ela não será, ela é um olhar sobre um domínio onde quer desempenhar o papel de polícia e onde não é capaz de fazer a lei.”(FOUCAULT, 1978:2)

Independentemente do regime adotado em um país, seja ele democrático ou não, a estrutura defendida por Foucault também é alvo de contestação por parte de quem é governado e, por mais que o alcance do Estado estabelecido em cada uma de suas instituições seja diferente, há um consenso quase que inconsciente de que estas instituições enquanto representantes do Estado sejam detentoras da verdade. Dentro do pensamento cristão firmado no ocidente, um dos pontos fundamentais na direção da consciência é justamente o fato de o sujeito não conhecer a verdade (FOUCAULT, 1979).

O riso como arma de contestação política

Apesar da vocação dos quadrinhos para o entretenimento, não podemos negar sua importância no que se refere à crítica social e política através da História de diversos países. Muitas delas desempenharam um papel significativo na articulação de ideias durante regimes ditatoriais em países como Brasil e Argentina.

Hoje, embora o Brasil viva um regime supostamente democrático, problemas como corrupção, escândalos, desigualdade social, incidentes internacionais,  falta de investimento em programas de saúde e educação são temas recorrentes em tiras e charges de todo país, sendo Armandinho uma das mais conhecidas devido ao alcance de redes sociais como o Facebook.

Sabemos que nem todos os cartuns e tiras utilizam humor em sua linguagem, porém, é através do riso que grande parte dos artistas cria uma conexão com seu público. Tendo isso em mente, vale lembrar que não faltam estudos filosóficos, psicológicos e antropológicos acerca do poder do riso e suas funções, entre as quais podemos ressaltar a de atuar como arma de contestação política, como afirma Da Costa em sua pesquisa:

“A linguagem do humor – arma política contra regimes repressivos – é também considerada subversiva e de contracultura – pode ser narrada por meio do teatro, da música, da literatura, da imprensa, do cinema e do desenho de humor. Tem como finalidade provocar o riso ou o sorriso. O risível nas piadas e paródias, como imitação burlesca, era um dos recursos mais populares entres os bufões na Antiguidade. Rir de si mesmo e do seu semelhante, seja em tom jocoso ou de escárnio, é um traço marcante da natureza humana desde os tempos mais remotos.” (DA COSTA, 2012:18).

Sendo então o riso capaz de nos guiar no caminho de descobertas sobre verdades que talvez nossos governantes prefiram que não tomemos conhecimento, não é de se espantar que tantos cartunistas tenham sido ameaçados, torturados ou mortos durante regimes ditatoriais ocorridos na América Latina, como foi o caso do autor de El Eternauta. Héctor Germán Oesterheld foi sequestrado, assim como quatro de suas filhas, duas delas grávidas, durante o regime militar da Argentina. Apesar de El Eternauta ser uma história de ficção, o conteúdo de sua segunda parte apresenta teor político, o que teria causado o desaparecimento de um dos autores mais consagrados de histórias em quadrinhos da América Latina.

 Armandinho

Armandinho “nasceu” sem grandes pretensões em Santa Catarina. Em 2010,Alexandre Beck precisava de três histórias em quadrinhos para publicação no jornal Diário Catarinense de um dia para o outro e isso fez com que escrevesse e desenhasse às pressas três tirinhas com traços simples, cujo personagem principal interagia com seus pais. A princípio, o fato dos pais não aparecerem e serem representados apenas por suas pernas se devia à falta de tempo, mas como o recurso acabou funcionando bem para a tira, o autor preferiu mantê-lo.

Com o sucesso alcançado, o personagem precisava de um nome e um concurso promovido pelo jornal onde as tiras eram publicadas resultou não só em um nome, mas também em uma justificativa para ele: Armandinho está sempre armando alguma coisa.

Muito embora o menino de cabelo azul já fosse muito conhecido em Santa Catarina, foi apenas com a criação da página do Facebook que ele ganhou o Brasil. A página foi criada em novembro de 2012 e em janeiro de 2013, após ter se mudado de Florianópolis para Santa
Maria, Alexandre Beck registrou uma tragédia que projetaria Armandinho em todo o país:
cerca de 240 jovens foram mortos em um incêndio ocorrido em uma boate da cidade, comovendo toda a nação. De lá pra cá, não só o número de fãs e compartilhamentos não para de crescer, como também possibilitou a criação de mais de 10 livros com as principais tiras:


A tira de Santa Maria, por exemplo, postada em 27 de janeiro de 2013 teve mais de 11.000 “curtidas” de lá até abril de 2014 contra 321 “curtidas” (Likes) em uma tirinha publicada apenas três dias antes. Muito embora tenha sido a tragédia de Santa Maria uma das responsáveis pela visibilidade do personagem em território nacional, é possível notar através das tiras seguintes que o interesse do público continuou a crescer significativamente.

Ao observarmos os comentários deixados na página oficial do personagem no Facebook, notamos de que forma a interação entre os leitores promove a articulação de ideias sobre problemas sociais e políticos do Brasil: “Este jogo creio que perderemos Armandinho… São poucos os atacantes e a defesa deles é enorme, sem falar que a torcida pouco se manifesta…” O uso do futebol, que é uma das maiores paixões dos brasileiros, para ilustrar o julgamento do mensalão e as respostas a comentários como este, evidenciam a insatisfação com um acontecimento que diz respeito a todos, porém, como mencionado pelo fã, “a torcida pouco se manifesta”, o povo se aliena diante dos escândalos que ocorrem no país.

Até meados dos anos 80, a responsabilidade da crítica política e social através da imprensa alternativa cabia principalmente aos cartuns e charges. Com o fim da ditadura, estes tipos de expressão de humor gráfico passaram a ser associados apenas à contracultura e contestação do sistema, abrindo espaço para que as tiras humorísticas ocupassem os jornais.

No Brasil, histórias em quadrinhos como a Turma da Mônica, de Maurício de Souza, são responsáveis não só pela alfabetização de milhares de crianças, como também pela divulgação de assuntos relativos a História, Filosofia, Educação e Política.

Artistas como Laerte Coutinho e Angeli foram e ainda são grandes ícones das tiras que abordam em suas tiras e cartuns os problemas políticos e sociais de forma bem-humorada e ácida, porém, Armandinho, embora seu foco não seja apenas político, traz a visão de uma criança sobre questões que muitas vezes os adultos preferem ignorar, fazendo com que suas perguntas e constatações agradem pessoas de todas as idades.

Ao analisarmos a repercussão que as tiras geraram desde o lançamento da página no Facebook através do número de “curtidas” e compartilhamentos feitos, juntamente com os comentários dos leitores ao longo das publicações, é possível constatar as tiras de Armandinho promovem a interação do público acerca de temas quem envolvem a situação política e social do país bem como possibilitam a articulação de ideias e o aprofundamento destas questões através dos diálogos que ocorrem em sua página.

Não é possível atribuir às tiras, sejam elas quais forem, a total responsabilidade pelo desenvolvimento do senso crítico dos brasileiros no que concerne nossa realidade, porém, é justo afirmar que seu papel para que mudanças aconteçam é significativo, principalmente ao considerarmos a premissa de que a crítica oferece uma condição de possibilidade de transformação social.

Assim, só podemos desejar vida longa ao Armandinho e muita força ao Alexandre Beck, para que ele não desanime diante das ameaças e continue nos presenteando com sua crítica e bom humor.

Dani Marino é Mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e pesquisadora de Quadrinhos. Integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS, também tem graduação em Letras, com habilitação Português/Inglês.

Comments (1)

  1. Uma pena que o cartunista esteja passando por uma situação como essas. Entretanto, só confirma que suas tirinhas estãocheias verdades. Força e obrigada pelo belo trabalho

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis − doze =