Pela primeira vez em terras paraenses, o VIII Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu teve início nesta quinta-feira, 7, e segue até sábado, dia 9 de fevereiro, no município de São Domingos do Araguaia, no Pará
CPT, com informações do MIQCB
Cerca de 300 quebradeiras de coco babaçu dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará, além de organizações e movimentos sociais parceiras do MIQCB participam do evento, cujo tema é “Mulheres quebradeiras de coco: Resistência nos babaçuais”.
Entre os temas abordados no evento estão: o desafio do acesso livre ao território onde estão os babaçuais; a queima das florestas do coco babaçu e das pindovas (palmeiras jovens de babaçu); as violências físicas e psicológicas sofridas pelas quebradeiras de coco babaçu.
Durante os três dias de programação, além da eleição para a coordenação geral do MIQCB e confirmação das coordenadoras regionais (eleitas ao longo da realização dos Encontrinhos), será definido o Planejamento Estratégico do movimento para os próximos cinco anos e apresentado o seu novo Estatuto.
Preparação
Em novembro de 2018 começaram a ser realizados os “encontrinhos” nas seis Regionais do MIQCB nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. Durante as atividades foram trabalhados três eixos estratégicos para o movimento: acesso livre ao território e babaçu; educação contextualizada; e acesso ao conhecimento e economia solidária.
As dificuldades e oportunidades levantadas ao longo dos “encontrinhos” serão consolidadas no Planejamento Estratégico.
O Encontrão é realizado pelo MIQCB, e conta com o apoio da União Europeia, Fundação Ford, ActionAid, DGM Brasil, e ASW.
–
Imagem: Thomas Bauer – CPT Bahia