Feira inédita na Amazônia apresenta soluções energéticas para comunidades isoladas

Superar a exclusão energética, substituir o diesel por fontes renováveis não poluentes, mais baratas e sustentáveis, apontar caminhos e soluções e mostrar as inovações no setor de energia são as propostas da feira Energia & Comunidades que acontecerá em Manaus, entre 25 e 28 de março deste ano.

Em Energia para a Vida

O Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus, será a sede de um encontro inédito: a ENERGIA & COMUNIDADES Feira e Simpósio de Soluções Energéticas para as comunidades da Amazônia.  O objetivo é promover a inclusão energética de comunidades isoladas na Amazônia – indígenas, ribeirinhas e tradicionais, que não são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e nem pelos programas de universalização do acesso à energia elétrica, como o Luz para Todos.

Para se ter uma ideia, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas no Brasil ainda não possuam acesso constante à eletricidade, sendo a maioria na região amazônica. Por outro lado, boa parte possui o que podemos considerar um acesso precário, pois se utilizam de geradores a diesel que, pelo alto custo do combustível, não funcionam de forma contínua, mas apenas em determinados períodos do dia.

Uma vez que tais geradores emitem gases de efeito estufa, os benefícios de substituir o óleo diesel por outras fontes como a solar e a eólica, por exemplo, não se restringem às comunidades isoladas, mas se estendem a todo o planeta, colaborando no combate ao aquecimento global, causador das mudanças climáticas.

Para o coordenador executivo da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, Joilson Costa, “a feira será um momento para externar para a sociedade em geral a realidade de exclusão energética que infelizmente ainda vivem milhares de irmãos nossos em várias comunidades pelo país. Além disso, pretende discutir as soluções existentes desde a perspectiva das próprias comunidades, de organizações de apoio, da academia, de empresas e dos poderes oficiais competentes.”

O simpósio, que ocorrerá paralelamente à feira, nos dias 25, 26 e 27 de março, pretende contribuir com o debate para definir prioridades e apontar alternativas no sentido de rever e influenciar políticas públicas para superar a exclusão energética ainda existente. Será ainda uma excelente oportunidade para conhecer aspectos comerciais, técnicos, regulatórios, políticos, geográficos e de financiamento para o acesso à energia.

Serviço

O que: Feira e Simpósio de Soluções Energéticas para Comunidades da Amazônia.

Onde: Centro de Convenções do Amazonas – Rua Constantino Nery, 5001, Flores – Manaus (AM).

Quando: Feira, de 25 a 28 de março de 2019; Simpósio, de 25 a 27 de março de 2019.

Saiba mais.

Imagem: Geração de energia em comunidade remota através de sistema fotovoltaico – Foto: Arquivo Frente por uma Nova Política Energética.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × 2 =