Lançamento – Manchetômetro PEB (Política Externa Brasileira)

No Manchetômetro

A politização das relações internacionais é crescente no mundo de hoje e o Brasil não escapa a essa tendência. Mas se a política externa se torna um assunto relevante de política doméstica, é importante sabermos como ela é retratada pelas instituições que controlam grande parte da produção de conteúdo da comunicação pública: a grande mídia.

O Manchetômetro, projeto do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ, lança o Manchetômetro PEB: plataforma dedicada à análise da cobertura jornalística da Política Externa Brasileira e Política Internacional feita pelos jornais Folha de São Paulo, Estadão e O Globo. Utilizamos a mesma metodologia adotada nos outros estudos do Manchetômetro.

A fase inicial do Manchetômetro PEB contempla o primeiro mandato de Dilma Rousseff (2011-2014). No site, o leitor poderá visualizar os dados por meio de Gráficos Interativos. As abas discriminam os tópicos com e sem valência. Os jornais podem ser comparados ou analisados em conjunto. A plataforma também permite o download dos dados. Confira já!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

19 − 13 =