Reino Unido assina ordem de extradição de Assange para os EUA

Sajid Javid, secretário do Interior, confirmou que assinou na terça o pedido de extradição feito por Washington, mas decisão final fica a cargo da Justiça

No Opera Mundi

O secretário de Interior do Reino Unido, Sajid Javid, disse nesta quinta-feira (13/06) que assinou o pedido de extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos.

Segundo ele, no entanto, a decisão final caberá à Justiça. “Há um pedido de extradição dos Estados Unidos que será levado ao tribunal amanhã [14/06], mas ontem [12/06] assinei a ordem de extradição”, contou. Em entrevista a um programa de rádio da BBC, Javid disse considerar que a prisão do australiano é “justa”.  

O caso terá sua primeira audiência nesta sexta, e ainda não se sabe se Assange estará presente no tribunal, dadas as suas precárias condições de saúde.

Ele está na ala hospitalar da penitenciária de segurança máxima onde cumpre uma pena de 50 semanas de prisão, acusado de violar as regras de sua liberdade condicional em 2012, quando se refugiou na Embaixada do Equador em Londres. No dia 11 de abril, o australiano foi removido da embaixada à força após Quito retirar o asilo diplomático.

A decisão final da Justiça sobre a extradição deve ser dada apenas dentro de alguns meses. O fundador do WikiLeaks foi denunciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por supostamente “conspirar” com a ex-analista militar Chelsea Manning e por receber e publicar informações confidenciais.

De acordo com os procuradores, Assange agiu ao lado de Manning para obter arquivos secretos, incluindo documentos diplomáticos e relatórios sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão. Se for considerado culpado nos Estados Unidos, Assange pode pegar até 175 anos de prisão

(*) Com Ansa e teleSUR

O fundador do WikiLeaks foi retirado à força da embaixada equatoriana em Londres

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

14 + 8 =