Atingidos pressionam e conquistam direitos em Barão de Cocais

Mineradora Vale, responsável pelo caos social no município desde fevereiro, acatou parte da pauta de reivindicações

No Mab

A Comissão dos Atingidos e Atingidas Ribeirinhos de Barão de Cocais que mobilizam moradores que estão na chamada “marcha de lama” na área urbana, após meses de denúncias e pressão, se reuniram nesta quarta-feira (17) com representantes da mineradora Vale para ouvir repostas da pauta de reivindicações apresentadas no dia 3 de junho. 

Entre as pautas coletivas atendidas pela Vale na reunião está o reparo na infraestrutura da cidade de Barão de Cocais e a fomentação do aspecto cultural dos eventos tradicionais da cidade. Uma reunião com a secretaria Municipal de Cultura e Turismo será agendada para aprofundar o assunto. 

Outra pauta muito debatida é a dragagem do rio São João, que passa na cidade. A mineradora aceitou o pedido reforçando que esta é uma reivindicação realizada também por outros órgãos do município, demonstrando que o procedimento é fundamental para a elevação da sensação de segurança perante o risco de rompimento da barragem Sul Superior.

A Comissão sugeriu adicionalmente que seja realizado o tratamento do esgoto no rio São João, principalmente o esgoto proveniente do Hospital Municipal, a melhora das caçambas de lixo e a realização de um programa de educação ambiental focando o tratamento do esgoto, revitalização do rio e restauração das encostas. Foi sugerido também, que a Vale atuasse de forma massiva na diversificação da economia cocaiense, preparando assim para o encerramento futuro da extração mineral no município.

Apesar do avanço, a solicitação de remoção das pessoas que se sentem inseguras da área secundária, a assessoria técnica independente, o agendamento do inicio da negociação extra judicial coletiva e o reconhecimento dos ribeirinhos como atingidos, garantindo o direito a renda mínima emergencial, ainda estão em análise por parte da empresa. Como não houve uma negativa do pedido nesse primeiro momento, a Comissão acredita na continuidade das negociações. 

Maxwell Andrade, morador da cidade e integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), afirma que apesar de um longo tempo de espera dessas respostas, as reivindicações atendidas demonstram o progresso do movimento realizado em Barão de Cocais. “Para os ribeirinhos, que há três meses não eram nem lembrados, hoje já estamos enfrentando de igual para igual com a empresa que transformou nossa vida pra pior”, lembra. 

Para Maxwell, mesmo com o avanço da pauta, a luta não vai parar, esse foi apenas o primeiro passo. “Estaremos espalhando faixas pela cidade, elevando ainda mais o ânimo dos ribeirinhos. Continuaremos com o trabalho de organização da comunidade, pois somente de forma organizada alcançaremos nossos objetivos”, conclui. 

A Comissão Local dos Atingidos e Atingidas Ribeirinhos de Barão de Cocais é uma iniciativa de organização e autonomia popular legitimada pela comunidade e conduzida por diversos moradores, resultado do trabalho conjunto do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) na cidade.

Imagem: Barragem de Barão de Cocais (Reprodução/Globo/Divulgação)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 + dois =