BuzzFeed News é o novo parceiro da #VazaJato

Por Severino Motta e Leandro Demori, no The Intercept Brasil

O BuzzFeed News é o mais novo parceiro na apuração das mensagens secretas da Lava Jato. O site junta-se a #VazaJato para ampliar a cobertura assim como Folha de S.Paulo, revista Veja, El País, UOL e o jornalista Reinaldo Azevedo. 

Os diálogos analisados para esta primeira reportagem mostram que, na véspera da prisão de Eduardo Cunha, os procuradores queriam a apreensão do seu aparelho celular, mas foram convencidos do contrário pelo ex-juiz Sergio Moro. 

Conversas entre Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, e Moro revelam que os procuradores pretendiam convencer o ex-juiz sobre a apreensão. Depois de ouvir de Moro que não era “uma boa”, Dallagnol insiste: “Mas gostaríamos de explicar razões”. Procurador e juiz então se encontram pessoalmente e, ainda que não haja registro do que trataram na conversa, nos chats Deltan explica porque desistiu: “Cnversamos [Conversamos] aqui e entendemos que não é caso de pedir os celulares, pelos riscos, com base em suas ponderações”, afirma. 

A manobra planejada pelo  juiz e os procuradores é mais um exemplo do método da Lava Jato para driblar entraves legais nas investigações. A matéria lembra que:

O caso de Cunha não é isolado nos diálogos em que Moro e integrantes do Ministério Público da Lava Jato discutem formas de driblar um possível deslocamento da competência das investigações para o STF.

Reportagem de Veja publicada no mês passado em parceria com o Intercept diz que Moro tentava manter os casos da Lava-Jato em seu poder em Curitiba, citando como exemplo os processos do ex-presidente Lula relativos ao triplex do Guarujá e ao sítio de Atibaia.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA →  

Ilustração: Rodrigo Bento /The Intercept Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezessete + dezenove =