Reintegração de posse ameaça comunidade em Catalão-GO

Decisão favorece mineradora em área onde vivem cinco famílias

Por Mário Manzi, na CPT

A Comunidade Macaúba, localizada a cerca de 15 quilômetros de Catalão (GO), corre risco de reintegração de posse por conta de liminar concedida em favor da mineradora Mosaic / Vale Fertilizantes S/A. Segundo a decisão, cinco famílias, das 25 que vivem na comunidade, devem deixar suas propriedades em até cinco dias após serem notificadas.

A extração de nióbio e fosfato nos municípios de Catalão e Ouvidor foi iniciada no ano de 1976 e desde então segue uma trajetória de expropriação de pequenos agricultores de comunidades locais, sendo elas Chapadão, Macaúba, Mata Preta e Coqueiros em Catalão e nas Comunidades Paraíso de Cima, do Meio e Paraíso de Baixo, no município Ouvidor. Além da expropriação, são relatados impactos ambientais que dificultam a produção agrícola das famílias.

Mesmo antes da última decisão, que é liminar, a empresa havia fixado cercas na área em litígio. Segundo informações locais, a comunidade chegou a removê-las, mas a cercas foram novamente instaladas. A equipe da Comissão Pastoral da Terra – Regional Goiás acompanha o caso.

Foto: CPT Regional Goiás

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

seis − dois =