Procuradoria pede a Iphan que esclareça nomeações para cargos no órgão

Teriam sido indicadas a postos de direção pessoas sem capacidade técnica e sem compromisso com a missão do instituto

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), pediu ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informações sobre as credenciais de pessoas nomeadas para assumir cargos de superintendência do instituto.

De acordo com representação encaminhada à PFDC pela Liderança do Partido Socialismo e Liberdade na Câmara dos Deputados, houve nomeações em cargos de direção e assessoramento superior no Iphan de pessoas sem capacidade técnica e sem compromisso com a missão institucional do órgão. Entre as unidades afetadas estariam as superintendências do instituto nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná e Paraíba, além do Distrito Federal.

Em ofício encaminhado na quarta-feira (29) à presidência do Iphan, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, solicita o envio de toda a documentação relativa à nomeação dos cargos indicados, em especial quanto à observância dos parâmetros estabelecidos no Decreto 9.727/2019. A legislação dispõe sobre os critérios, o perfil profissional e os procedimentos gerais a serem observados para a ocupação dos cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores e das Funções Comissionadas do Poder Executivo. As informações deverão ser encaminhadas à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão em até três dias.

Saiba mais

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do país, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. O Iphan também responde pela conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conforme convenções da Unesco, respectivamente, a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972 e a Convenção do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003.

Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal

São Gonçalo (RJ) – Marco da arquitetura colonial brasileira, a Fazenda Colubandê encontra-se degradada. No fim de janeiro 2017, as portas da fazenda foram roubadas e os ladrões desmontaram o retábulo da capela da Sant’Anna, de 1740. Em função disso, a Justiça Federal, a pedido do MPF, determinou que o governo do estado e o Iphan assumam a administração e a recuperação do local. Foto: Tânia Rêgo /Agência Brasil.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dez + 2 =