Juntos pela democracia. Por Juca Kfouri

No blog do Juca Kfouri

Na mais ampla manifestação da sociedade civil brasileira em muitos anos, que chega mesmo a lembrar o movimento pelas “Diretas Já!”, os principais jornais do país neste sábado trazem um documento apoiado por mais de 3 mil pessoas em poucas horas de coleta de assinaturas.

O documento, aqui com nomes selecionados para caber numa página de jornal, reúne do bispo de São Paulo Dom Odilo Scherer a Frei Betto; de Fernando Henrique Cardoso a Fernando Haddad, passando por Flávio Dino e Guilherme Boulos; de Luis Fernando Verissimo a Luiz Felipe Pondé.

Tem Tostão, Raí e Casagrande, um trio de ataque fenomenal.

Influenciadores do porte de Felipe Neto, Fábio Porchat, Gregório Duvivier e Luciano Huck estão presentes, assim como Antonio Fagundes, Drauzio Varella, Caetano Veloso, Ignacio Loyola Brandão, Washington Olivetto, Ivan Lins, Raduan Nassar, Miguel Falabella, Wagner Moura e Paulo Coelho.

E, ainda, um elenco de grandes mulheres brasileiras como Fernanda Montenegro, Luiza Erundina, Eliane Brum, Patrícia Pillar, Zélia Duncan, Lilia Schwarcz, Monja Coen, Adriana Calcanhoto, Beth Mendes, Marieta Severo, Camila Pitanga, Fernanda Torres, Jandira Feghali, Helena Ranaldi, Laura Carvalho, Zezé Motta, Vera Zimmermann, Letícia Sabatela, Maria Adelaide Amaral e muitas, muitas outras.

Políticos de todos os partidos, como Marcelo Freixo, Randolfe Rodrigues e Sarney Filho, Cristovam Buarque e Nelson Jobim; jornalistas como Ricardo Kotscho, Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli; juristas como José Carlos Dias e Miguel Reale Jr.; filósofos como Renato Janine Ribeiro, Vladimir Safatle e Leandro Karnal, além de instituições como a Associação Brasileira de Imprensa.

Presidentes de partidos têm do PSOL, do Cidadania, do PDT, assim como a bancada inteira do PCdoB e empresários como Guilherme Leal e Paulo Francini, Kati de Almeida Braga, Alain Belda e Roberto Klabin.

Economistas como Eduardo Moreira, Arminio Fraga e João Sayad.

Enfim, é o arco da sociedade civil dizendo não ao que está aí.

Se você quiser aderir e também assinar é só entrar AQUI.

***

MANIFESTO ESTAMOS JUNTOS

Somos cidadãs, cidadãos, empresas, organizações e instituições brasileiras e fazemos parte da maioria que defende a vida, a liberdade e a democracia.

Somos a maioria e exigimos que nossos representantes e lideranças políticas exerçam com afinco e dignidade seu papel diante da devastadora crise sanitária, política e econômica que atravessa o país.

Somos a maioria de brasileiras e brasileiros que apoia a independência dos poderes da República e clamamos que lideranças partidárias, prefeitos, governadores, vereadores, deputados, senadores, procuradores e juízes assumam a responsabilidade de unir a pátria e resgatar nossa identidade como nação.

Somos mais de dois terços da população do Brasil e invocamos que partidos, seus líderes e candidatos agora deixem de lado projetos individuais de poder em favor de um projeto comum de país.

Somos muitos, estamos juntos, e formamos uma frente ampla e diversa, suprapartidária, que valoriza a política e trabalha para que a sociedade responda de maneira mais madura, consciente e eficaz aos crimes e desmandos de qualquer governo.

Como aconteceu no movimento Diretas Já, é hora de deixar de lado velhas disputas em busca do bem comum. Esquerda, centro e direita unidos para defender a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia.

Defendemos uma administração pública reverente à Constituição, audaz no combate à corrupção e à desigualdade, verdadeiramente comprometida com a educação, a segurança e a saúde da população. Defendemos um país mais desenvolvido, mais feliz e mais justo.

Temos ideias e opiniões diferentes, mas comungamos dos mesmos princípios éticos e democráticos. Queremos combater o ódio e a apatia com afeto, informação, união e esperança.

Vamos #JUNTOS sonhar e fazer um Brasil que nos traga de volta a alegria e o orgulho de ser brasileiro.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mônica Pedreira.

Comments (1)

  1. Estou Feliz por este manifesto que tem o meu apoio. Já estava me sentindo co em um barco em alto mar a deriva. Obrigada. #juntos.

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 − três =