Nota do Movimento Munduruku Iperegayu sobre a Operação Verde Brasil 2

Cumprimentando o público em geral, o Movimento Munduruku Iperegayu está se manifestando contra o impedimento da Operação Verde Brasil 2 em território Munduruku. Não aceitamos isso! Somos guerreiros, homens, mulheres, crianças, idosos e juntos vamos conseguir eliminar todo tipo de destruição que façam para roubar a nossa riqueza.

Nos manifestamos a favor da Operação Verde Brasil 2, somos totalmente contra a decisão do ministro Ricardo Sales! Temos a nossa associação ‘Pusuruk’, que é a representação legítima do povo Munduruku. Nem o cacique geral, senhor Arnaldo Kaba Munduruku, não estava ciente.

Nenhum dos sete garimpeiros indígenas que foram a Brasília ontem (6/8), na aeronave da força aérea brasileira, falar com o ministro Ricardo Sales para impedir a Operação Verde Brasil, representam a nação Munduruku, só representaram os garimpeiros.

Os sete indígenas por nome de: Adonias Kaba, Josias Manhuary, Warderilo Manhuary, Marcelo Akay, Ivanildo Akay, Francisco Manhuary e Jairo Kurap, quiseram ultrapassar as lideranças, caciques e associação Pusuruk, mais não vão! Somos o movimento Munduruku Iperegayu, guerreiros valentes, iremos fazer a nossa proteção aos rios, florestas e animais. Estamos indignados vendo cada situação acontecendo, mentiras para o povo Munduruku!

No dia 5 de agosto, um garimpeiro por nome não identificado estava no aeroporto Municipal de Jacareacanga e inventou mentiras relatando que os garimpeiros brancos ajudam em relação a saúde, educação, transporte etc… Sabemos muito bem que isto é falso, nunca os garimpeiros deram ajuda a nossa população indígena que vive há anos sofrendo. É certo que alguns garimpeiros indígenas recebem algum valor, mais não a maioria.

Estamos solicitando, não vamos descansar até conseguir!

O povo Munduruku não aceita o desmatamento na Amazônia, rios sujos jamais!

Choramos muito por perdas que são recentes. Dois líderes que nos deixaram, o garimpo invadiu as nossas casas, o nosso lar de sobrevivência, trouxe a desunião, drogas que viciaram os nossos jovens Munduruku. É difícil pescar e caçar devido o aumento do garimpo em nossa região.

Mesmo sendo ameaçado de morte por parte dois garimpeiros, não vamos abaixar a nossa cabeça, levantada sempre com orgulho!

Movimento Munduruku Iperegayu em ação
Associação indígena do Brasil
Associação das mulheres Wakoborûn
COIAB, FEFIPA, APIB, AIP

Deixe uma resposta

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 + dezessete =