#PedroCasaldáligaPresente | Um homem do povo

Podemos dizer sem medo de errar que Pedro Casaldáliga foi um dos bispos que melhor viveu e implantou as reformas que o Concílio Vaticano II propôs e os compromissos assumidos no pacto das catacumbas assinado por algumas centenas de bispos. Compromissos esses traduzidos para a realidade latino-americana pela II Conferência latino-americana dos bispos realizada em Medellín, Colômbia, em 1968.
(Antônio Canuto – membro fundador da CPT, amigo de Pedro)

Na CPT

O bispo Pedro rechaçou sempre qualquer símbolo ou distintivo que o diferenciasse do povo. Na sua ordenação episcopal a mitra foi substituída por um chapéu de palha sertanejo. Um remo, feito pelos indígenas Tapirapé, substituiu o báculo. O anel de tucum, feito pelos índios da região, marcaria o compromisso com sua causa. (O anel que cursilhistas amigos de Madri lhe enviaram foi mandado como recordação e sinal de carinho à sua velha mãe, na Espanha).

O cartão-lembrança deste ato na verdade era um manifesto de como seria sua conduta, distribuído aos presentes:

“Tua mitra será um chapéu de palha sertanejo, o sol e o luar; a chuva e o sereno; o olhar dos pobres com quem caminhas e o olhar glorioso de Cristo, o Senhor.

Teu báculo será a verdade do Evangelho e a confiança do teu povo em ti.

O teu anel será a fidelidade à Nova Aliança do Deus Libertador e a fidelidade ao povo desta terra.

Não terás outro escudo que a força da Esperança e a liberdade dos filhos de Deus, nem usarás outras luvas que o serviço do Amor.”

Pedro manteve esta coerência a toda prova. Ele não sossegou até morar na casa simples em que ele viveu até o fim de seus dias.

Os trajes normais de Pedro eram calça e camisa e um chinelo de dedo (havaianas) era o calçado. Estes chinelos passaram a ser conhecidos como “prelazia” pois era o calçado de praticamente todos os agentes de pastoral.

Pedro não usava batina. Quando se viu obrigado a ir ao Vaticano para a Visita da Limina, em 1988, teve que tomar emprestada a batina de um seminarista para ir às audiências com os cardeais e com o Papa. Quando a Unicamp lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa, quebrou seu cerimonial em respeito ao estilo de Pedro. Recebeu o título em mangas de camisa, foi dispensado das vestimentas usadas nestes rituais.

Pedro viajava sempre da maneira mais próxima do povo, em ônibus, na carroceria de uma caminhonete, ou na de um caminhão carregado de sacos de arroz ou com toras de madeira, na garupa de uma moto e até na garupa de bicicleta.

Ao ir às comunidades fazia questão de visitar o maior número de famílias que fosse possível. Sem sombra de dúvida Pedro na região da Prelazia era quem mais conhecia pessoas e delas se lembrava quando as encontrasse em algum lugar. Lembrava detalhes da família, do trabalho.

A casa dele estava sempre com as portas abertas para acolher a quem por lá passasse. Pedro viveu totalmente integrado à vida do povo.

Como era seu desejo expresso, Pedro vai ser sepultado no cemitério à beira do rio, cemitério dos Karajá e onde estão sepultados dezenas de peões das fazendas, sem nome ou qualquer identificação.

Foto: Dida Sampaio, Estadão

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × 2 =