Por ONU Brasil
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentará durante uma coletiva de imprensa, no dia 17 de dezembro, a nova edição de seu relatório anual Panorama Laboral 2020 da América Latina e do Caribe, que desta vez incluirá dados e análises acerca dos efeitos da crise sobre o emprego provocada pela COVID-19.
O Panorama Laboral será apresentado pelo diretor da OIT para a América Latina e o Caribe, Vinícius Pinheiro, o diretor do Escritório da OIT no Cone Sul e responsável pelos estudos na região, Fabio Bertranou, e a especialista Roxana Maurizio, coordenadora do relatório que contou com a colaboração de especialistas de vários países.
Jornalistas interessados(as) devem se inscrever para a sessão de Zoom . A conferência de imprensa será realizada na quinta-feira, 17 de dezembro ao meio-dia (hora de Brasília).
O novo relatório da OIT inclui dados sobre emprego, desocupação, ocupação e outros indicadores que refletem o impacto da COVID-19 sobre os mercados de trabalho. Ao mesmo tempo, oferece uma seção especial sobre as respostas dos países e os desafios que a região enfrenta no futuro imediato. O relatório anual circula entre interlocutores da OIT (governos e organizações de empregadores e trabalhadores), acadêmicos, pesquisadores do trabalho e outros públicos interessados em informações e análises sistemáticas sobre o mercado de trabalho regional.
O Panorama do Trabalho é elaborado pelo Escritório Regional da OIT, utilizando os dados mais recentes disponíveis (terceiro trimestre) em fontes oficiais de cada país, coletados e processados pelo Sistema de Informação e Análise do Trabalho para a América Latina e o Caribe (SIALC- OIT), com sede no Panamá.
Jornalistas interessados em participar da coletiva de imprensa devem se inscrever com antecedência neste link, indicando o veículo que representam.
As perguntas podem ser enviadas com antecedência por e-mail para [email protected], ou feitas durante a coletiva.
A coletiva de imprensa também será transmitida ao vivo, em espanhol, pelas contas do Facebook do Escritório da OIT para a América Latina e o Caribe (www.facebook.com/oitamericas ) e do Escritório da OIT no Brasil (https://www.facebook.com/oitbrasilia ).
—
Imagem: OIT informa que 90% das trabalhadoras e dos trabalhadores informais estão sendo severamente afetados pelos efeitos adversos da pandemia sobre o emprego. Foto: OIT