CDHM elege vice-presidentes; mesa terá paridade de gênero

Além de Carlos Veras (PT/PE), assumem a mesa diretora do colegiado Orlando Silva (PCdoB/SP), Erika Kokay (PT/DF) e Sâmia Bomfim (PSOL/SP).

Pedro Calvi / CDHM

Na reunião desta quarta-feira (24/3), os parlamentares integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) elegeram os três vice-presidentes do colegiado.

Orlando Silva é o 1º vice. “Estou à disposição para colaborar com o melhor funcionamento da Comissão, principalmente nesse momento tão difícil que o país atravessa, com 300 mil mortes já registradas por causa da pandemia. Todos os temas que dizem respeito à Covid-19 devem ser abordados aqui para avançarmos na pauta que trata de iniciativas de proteção à vida e aos direitos humanos”, afirma o parlamentar.

Na 2ª vice-presidência assume Erika Kokay, que considera a CDHM “uma das mais importantes comissões e que, a cada momento que os direitos humanos são ameaçados, se torna gigante”. Ela ressaltou ainda que hoje se vive “uma série de perseguições políticas e hoje é o Dia Internacional do Direito à Verdade, uma verdade que precisa iluminar todo o país, porque virou um país da mentira oficializada com pronunciamentos mentirosos de um governo que quer comemorar o golpe militar e as salas de tortura, então mais do que nunca a verdade deve ser comemorada”.

Sâmia Bomfim é a 3ª vice. “Queremos a construção coletiva para compreender a realidade brutal e cruel que infelizmente boa parte da população brasileira vive nesse momento da pandemia. Com custos sanitários, econômicos e sociais, em que a vida dos brasileiros é colocada em risco todos os dias. Seja pelo contágio perigoso e letal, nas consequências na renda das famílias ou porque outros aspectos de violência, que já existem, são intensificados como o racismo, lgbtfobia e machismo, muitas vezes impetrados pelo Estado brasileiro. Queremos avança e conquistar melhorias”, ressaltou.

Carlos Veras ressaltou que agora a mesa do colegiado tem paridade de gênero e é suprapartidária. Veras ressalta que “não se trata apenas de paridade formal, mas que a mesa é integrada por mulheres combativas e protagonistas na luta pelos direitos humanos”.

Orlando Silva começou sua trajetória no movimento estudantil em Salvador e foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi Ministro do Esporte no governo Dilma e está em seu segundo mandato. Erika Kokay foi sindicalista, é deputada federal desde 2011, preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e é uma das mais ativas defensoras de direitos humanos do Congresso Nacional. Sâmia Bonfim está em seu primeiro mandato como deputada federal. Foi vereadora em São Paulo e é a parlamentar mais jovem da bancada do PSOL.

Foto: Câmara dos Deputados/ Edição: Fernando Bola

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

13 + 16 =