Humanização, Ciência e condições de existência humana

Por Francélio Ângelo Oliveira

A Ciência está para os seres humanos assim como as baixas temperaturas estão para as espécies animais características dos ambientes frios. Porém, no caso da experiência humana, a ciência auxilia na construção do ambiente adequado à sua sobrevivência, visto que os seres humanos não encontram essas condições prontas.

Nesse sentido, mulheres e homens não possuem um espaço vital naturalmente ideal. Por isso, no frio ou no calor, no sertão ou litoral, a humanidade não pode prescindir dos instrumentos que viabilizam a produção dessas condições de existência. 

Numa perspectiva histórica, é possível recorrer ao exemplo do machado que auxiliou a mulheres e homens na derrubada de árvores para assim fazerem o fogo na busca por protegerem-se do frio ou para cozinharem seus alimentos. Logo, esse instrumento guarda em si um conjunto de conhecimentos e técnicas que foram legadas às gerações que se sucederam.

Vemos, portanto, que o modo de manusear o machado não é de qualquer jeito. Há uma forma de utilização que produz o efeito desejado. Esse modo de fazer pode ser entendido como “técnica[1]” ou “saber-fazer” que foi transmitida às gerações posteriores.  Ainda sobre o exemplo citado, compreendemos que o mesmo princípio utilizado para a fabricação desse machado está contido nos equipamentos elaborados com a mais alta tecnologia. Assim, a ciência é um caminho para produção do conhecimento e ao mesmo tempo um espaço de organização e sistematização desses saberes que vêm subsidiando a humanidade na criação de melhores condições de vida e de relação com o desconhecido. Portanto, ressalta-se a importância da Ciência para a garantia de melhores condições de existência e, inclusive, para o prolongamento da vida. 

Logo, nossa luta, enquanto agentes sociais, não deve ser contra a ciência como o fazem obscurantistas e negacionistas, mas pela democratização do acesso à produção científica. Pois, sabemos que a organização social e econômica a qual estamos submetidos atravessa a produção científica e concentra seus benefícios na mão de uma minoria.

Portanto, no mês em que se celebra o “Dia nacional da Ciência e do pesquisador” apresentamos o nosso reconhecimento à Ciência e àqueles que se dedicam a produzir conhecimento sistemático com seriedade, ética e responsabilidade frente aos protocolos e métodos científicos.

O contexto pandêmico que ora atravessamos, embora atual, é um entre tantos outros exemplos que revelam a importância da ciência é para as nossas vidas. Mas, independentemente disso, basta abrir a janela para entendermos a relevância do conhecimento humano. Isto porque, não apenas a janela é uma produção humana, mas também os olhos de quem por ela enxergam.

*Francélio Ângelo Oliveira é professor do IFCE – Campus Quixadá-CE

Nota:

[1] A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um determinado resultado, seja na ciência, na tecnologia, na arte ou em qualquer outra área. Por outras palavras, uma técnica é um conjunto de regras, normas ou protocolos que se utiliza como meio para chegar a uma certa meta (Conceito.de | Copyright © 2010-2021).

Fotografia de Mike Bueno

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 − 16 =