Carta Pastoral nos 50 anos da primeira Carta Pastoral de Pedro Casaldáliga : “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social”

CPT

A Prelazia de São Feliz do Araguaia lança Carta Pastoral após 50 anos da primeira carta pastoral escrita por Pedro Casaldáliga. A Carta Pastoral de Pedro, há 50 anos, apresentou um retrato do que era a região naquele momento, denunciando a chegada de grandes empreendimentos que impactavam os povos indígenas e camponeses da região, assim como abria as portas para a sua missão pastoral em comunhão com os povos. 

Em meio à pandemia que no Brasil já matou mais de 600 mil pessoas até hoje, dentre as quais, muitas lideranças de nossas comunidades e pessoas que trabalharam como agentes de pastoral desta Igreja Local, a Prelazia quer emitir sua palavra na realidade atual de nosso povo, de nossas comunidades, alicerçada na Palavra de Deus e no testemunho de irmãos e irmãs que nos precederam nesta caminhada aqui entre o Araguaia e o Xingu.

A Prelazia de São Félix do Araguaia foi instituída pelo Papa Paulo VI, em 1969, através da bula Quo Commodius. Nasce à luz do Concílio Vaticano II (1962 a 1965) e inspirada na Conferência Episcopal de Medellín (1968) e confirmada por Puebla (1979), tornando-se uma igreja dos pobres, tendo as Comunidades Eclesiais de Base como o novo jeito de toda a Igreja ser, formando comunidades de oração, ação e vivência em todos os núcleos populacionais do território da Prelazia. Seu primeiro bispo, Pedro Casaldáliga, ao chegar ao território, deparou-se com uma realidade de graves problemas sociais, políticos, econômicos e de diversas violações de Direitos Humanos básicos.

No ato de sua ordenação episcopal, em 1971, fez conhecer ao Brasil e ao mundo a triste realidade do povo do qual agora era pastor, através da Carta Pastoral “Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social”. Esse escrito teve grande repercussão não só no Brasil, também foi divulgado na América Latina e em vários outros países. Trata-se não só de denúncia, mas de um programa pastoral com clara opção pelos pobres. Neste ano de 2021, a carta de Pedro está completando 50 anos. Para celebrá-la, fazer conhecer como a Prelazia enfrentou a realidade descrita na Carta, quais foram os avanços e como está a realidade local neste momento histórico, os agentes de pastoral, junto ao seu bispo Dom Adriano Ciocca Vasino, decidiram publicar esta carta.

Este escrito é uma Carta Pastoral, deve ser lido como um escrito eclesiológico, pois se trata de como esta Igreja Particular lê a sua história, vê a realidade na qual está inserida, escuta o grito que sobe desta realidade, a lê a partir do Evangelho de Jesus e atua, apesar das perseguições que tem sofrido.

Confira o documento na íntegra AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × 3 =