Foirn e associações de base mobilizam comunidades para fortalecer iniciativas que visam gestão territorial e economia indígena

Foirn

Associação das Comunidades Indígenas do Baixo Rio Negro (Acibrn), Associação Ahkó Iwí (Água e Terra) são duas associações de base da Foirn localizadas na Terra Indígena Médio Rio Negro I. A primeira desenvolve o Projeto de Base Comunitária do Rio Marié há mais de 8 anos. A segunda, está com iniciativas em fase de construção de projetos, um relacionado à Projeto de Base Comunitária no rio Curicuriarí e Trilha da Bela Adormecida.

Para retomar as atividades esse ano, foi realizado em parceria com a Foirn, Funai (CR Rio Negro) e Instituto Socioambiental (ISA) uma viagem de mobilização nas comunidades dessas duas associações. Na mobilização, informações e orientações foram dadas sobre a construção dos projetos, no caso, da Ahkó Iwí e atualização sobre a gestão do projeto, acordos de monitoramento e vigilância do território e  cumprimento do contrato, no caso da Acibrn.

Foram relatadas entradas ilegais de lanchas e pescadores dentro do território, considerado dentro do plano de gestão e fiscalização como áreas destinadas exclusivamente para as atividades de turismo.

As comunidades reafirmaram a importância da realização dos projetos na região, pois, além de contribuir na geração de renda, fortalece a gestão dos territórios dos povos que vivem na região.

Na mobilização, a Foirn entregou exemplares dos livros do PGTAS das Terras Indígenas do Médio Rio Negro I, Médio Rio Negro II e Rio Téa, como devolutiva de um trabalho conjunto feita com as comunidades indígenas e suas organizações de base, que são documentos que orientam o diálogo com o poder público e órgãos não governamentais, como também definem pautas prioritárias para essa região.

A viagem de mobilização ocorreu nos dias 25 a 28 de fevereiro, foram visitadas 3 comunidades na área de abrangência da Associação Ahkó Iwí e 14 comunidades na região de atuação da Acibrn.  A equipe foi composta por Tifani Máximo (Departamento de Negócios Socioambientais/Foirn), Jéssica Martins (Instituto Socioambiental), Guilherme Costa Veloso (Funai/CR Rio Negro),  Gelvani da Silva (Presidente da Acibrn) e Abrahão França (Presidente da Ahkó Iwí).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove + cinco =