Indígenas Arara lançam protocolos de consulta prévia nesta quinta-feira (31) em Belém (PA)

Documentos definem a forma como os indígenas devem ser consultados antes que seja tomada qualquer decisão que possa impactar seus direitos

Ministério Público Federal no Pará

O povo Arara da Terra Indígena Arara e da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará, vai lançar nesta quinta-feira (31), em Belém, seus protocolos de consulta prévia, livre e informada. O lançamento das publicações é um marco importantíssimo na luta do povo Arara, destacam as instituições indígenas e demais organizadores do evento.

Protocolos de consulta são documentos com regras que detalham a organização social e a representação política de cada povo e definem a forma como cada um deve ser consultado antes que seja tomada qualquer decisão que possa impactar seus direitos.

O evento será realizado a partir das 18 horas no auditório Hailton Corrêa Nascimento, no Instituto de Ciências jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Pela Terra Indígena Arara as lideranças convidadas foram: Moriudem Arara, Arawari Assurini, Tyia Arara, Maurindek Arara, Tenin Arara, Mapin Arara, Wangot Arara.

Pela Terra Indígena Cachoeira Seca a representação no evento deverá ser feita pelas seguintes lideranças: Toto Arara, Mulik Arara, Ioru Arara e Ororigo Arara.

Realização e apoio – A publicação dos protocolos é uma realização das organizações Arara.

O evento de lançamento conta com a promoção da organização Instituto Socioambiental (ISA) e da Rede Xingu Mais, formada pelas aldeias e comunidades que fazem parte do Corredor Xingu de Diversidade Socioambiental, patrimônio cultural, linguístico e ecológico.

A UFPA, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da universidade e o Ministério Público Federal (MPF) são apoiadores do evento.

Arte: Secom/PGR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × cinco =