Catador de materiais recicláveis é indicado para assumir a direção do Departamento de Resíduos no Ministério de Meio Ambiente

Por Rádio Peão Brasil, em SEAAC Campinas

O Brasil do Governo Lula está vivendo outros ares, iluminando e fortalecendo seu governo, dando protagonismo e voz para representantes das lutas históricas deste país.

O Brasil, o governo e em especial o meio ambiente ganharão muito com essa indicação, pois o departamento sendo dirigido por um catador significa que as pautas de coleta seletiva, fechamento de lixões, logística reversa, compostagem, proibição da incineração, programas lixo zero e tantas outras pautas ambientais com certeza serão parte da agenda.

É a primeira vez que o Movimento dos Catadores, UNICATADORES, ANCAT, com apoio de diversas instituições de pesquisa, incubação e apoio fazem indicação para o governo.

O indicado é Alexandro Cardoso, dono de uma história de vida inspiradora que virou livro. Ele é catador desde a infância, estudou pouco quando jovem mas voltou aos estudos com 34 anos no EJA, avançado da quinta série do ensino fundamental para a graduação, atualmente faz mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele praticamente nasceu num carrinho de coleta, é a terceira geração de catadores na família, e um dos fundadores do MNCR, representante da categoria nacional e internacional, além de estudioso pesquisador sobre o tema de resíduos e catadores.

Formado em gestão de resíduos pelo Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB), gestor de resíduos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), é participante ativo na representatividade do MNCR no Brasil e no mundo, tendo em seu currículo a organização e participação de diversos encontros, congressos e workshops nacionais e internacionais.

Estando como representante da categoria na Organização das Nações Unidas (ONU Meio Ambiente) e na Organização Internacional do Trabalho (OIT), sendo conhecido pelos atores da cadeia produtiva de reciclagem e gestão de resíduos como um dos grandes especialistas no tema, se credenciando como um nome forte para assumir este departamento.

Conheci Alex no FSM na Tunísia em abril de 2015 e desde então ampliei meus conhecimentos sobre o tema, tornando minhas atitudes mais e mais responsáveis com as necessidades que uma pessoa deve assumir para viver em sociedade, respeitando o meio ambiente.

Parabenizamos o movimento de catadores pela indicação e asseguro que A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o presidente Lula ganharão muito em nomear o catador para este cargo o estado precisa de governança popular, dos trabalhadores e das trabalhadoras. Só quem vive a realidade pode mudá-la, assim como o presidente Lula, que é trabalhador metalúrgico e tornou-se pioneiro no combate a fome colocando o pobre no orçamento, um de seus maiores legados.

Alex, estamos torcendo por você, que juntos possam construir e executar políticas ambientais a altura deste valioso País.

Imagem: Alex Cardoso. Foto: Thomas Lohnes/Arquivo Pessoal

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Isabel Carmi Trajber.

Comments (2)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − 9 =