Eletrobras privada é quase uma bandidagem

Por Leonora de Lucena e Rodolfo Lucena, no TUTAMÉIA

“Foi um processo errático, foi um processo leonino contra os interesses do povo brasileiro, uma privatização lesa pátria. Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobrás. Possivelmente o advogado geral da União vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo”.

Foi o que afirmou o presidente Lula sobre a privatização da Eletrobrás, em resposta ao TUTAMÉIA durante entrevista coletiva a profissionais da mídia alternativa no dia 7 de fevereiro de 2023.

Na conversa, Lula condenou os juros altos e a privatização de parcelas da Petrobras. Tratou do combate ao fascismo, da questão militar, da guerra na Ucrânia e do encontro que terá com Joe Biden do final desta semana. Acompanhe a íntegra no vídeo:

Durante uma hora e meia, o presidente respondeu a nove questões de jornalistas.

A pergunta de TUTAMÉIA foi:

O sr. tem afirmado que, apesar da vitória em outubro, é preciso derrotar o bolsonarismo. O sr. venceu defendendo aumento real do salário mínimo e a correção da tabela do imposto de renda. Isso ainda não aconteceu. O sr. falou agora em angústia. Essa demora em implementar as políticas que o sr. tem anunciado não prejudica o seu capital político, especialmente entre os mais pobres e a classe média onde o bolsonarismo tem força? Não é necessário um projeto mais amplo e ambicioso para enfrentar as bases sociais do fascismo? Por exemplo, anunciar uma reforma agrária? Anunciar um projeto por inteiro? O governo não está perdendo um tempo precioso para neutralizar o fascismo? No início [dessa entrevista], o senhor falou em ‘tocar o barco’. ‘Tocar o barco’ não é insuficiente nesse momento em que houve uma tentativa de golpe e a Faria Lima está atacando todos os dias. ‘Tocar o barco’ não é insuficiente? Essa é a minha pergunta. Agora, pegando a deixa da sua fala anterior. O sr. criticou a privatização da Eletrobrás, que inclusive tem a haver com o caso das Americanas que o sr. citou logo em seguida. O sr. pensa em acabar com essa privatização, reverter essa privatização da Eletrobras e mesmo de parcelas da Petrobras? Ou vai vigorar uma visão como a que o sr. teve no início de 2003, de não mexer nisso, como foi no caso da Vale do Rio Doce?

Lula respondeu:

“Primeiro, de combater o fascismo. Se fosse fácil você em 30 dias já teria resolvido. Comecei a minha fala falando que com 30 dias ainda tem ministério que não conseguiu montar toda a sua equipe. O que é importante compreender é o seguinte: nós vencemos o Bolsonaro numa eleição muito difícil. Porque vocês nunca pararam para fazer conta de quanto dinheiro foi utilizado nessa campanha. Vocês nunca pararam para fazer a conta de quantos bilhões foram gastos do orçamento para garantir essa disputa do Bolsonaro.

“Eu, com muita humildade, tenho consciência de que era a única pessoa capaz de ganhar essas eleições do Bolsonaro. Porque, com o dinheiro que ele jogou, ele jamais imaginou perder as eleições. Acho que ele teve uma surpresa de perder e eu tive uma surpresa que ele teve muito voto. Muito mais do que eu imaginava que ele pudesse ter. Significa que a quantidade de dinheiro que ele botou na praça valeu a pena para ele.

“Acontece que quando você derrota um candidato, você tem os eleitores que votam e depois voltam à normalidade e você tem os militantes. Os raivosos estão aí na internet contando mentira do mesmo jeito, atacando do mesmo jeito. Essa gente a gente tem que combater todo o santo dia. E não é só o governo, não. São todos os membros da sociedade, homens e mulheres que gostam de democracia que tem que defender a democracia e mostrar que essa gente está mentindo. Não é um papel do Lula é um papel de vocês. É um papel nosso

“Temos que derrotar a indústria da mentira. É um trabalho muito forte. Você está vendo o que está acontecendo nos Estados Unidos. Biden ganhou as eleições, mas o trumpismo continua lá existindo, crescendo e querendo voltar e disputar as eleições. O que nós devemos fazer é não nos acomodarmos. Ganhamos as eleições, temos que governar. Mas, ao mesmo tempo, as forças políticas vivas desse país precisam garantir o exercício da democracia.

“O que aconteceu aqui dia 8 possivelmente estivesse preparado para o dia primeiro. E possivelmente não aconteceu porque tinha muita gente na rua. Eu não tenho dúvida nenhuma que foi o ex-presidente queria que fizesse. Então, a luta continua. Essa é a frase final. A luta continua até a nossa vitória sobre o fascismo, o nazismo, o bolsonarismo, o que mais a gente quiser”.

Sobre a Eletrobrás, a resposta de Lula foi:

“O governo tem 40% das ações e o governo só pode participar da direção como se tivesse 10%. Se amanhã, o governo tiver interesse em comprar as ações, as ações para o governo valem três vezes mais do que o valor normal para outro candidato. Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobrás.

“Possivelmente o advogado geral da União vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo. Porque é contra o governo. Tanto na participação acionária _nós queremos ter mais gente na diretoria, no conselho_, quanto esse negócio que você não pode comprar, vai pagar três vezes mais caro. Isso é uma coisa irracional maquiavélica que nós não podemos aceitar. “Agora, se a gente conseguir fazer a economia crescer e as coisas forem bem e a gente puder comprar nas ações, a gente vai comprar. Se o governo tem 40%, o governo tem que ter maioria na direção dessa empresa. A minha briga com a Vale foi por conta disso. O Bradesco tinha só 15% e o Roger Agnelli era presidente. Eu me matando para fazer navio aqui no Brasil e eles iam comprar navios na China. Então fomos obrigados a tirar ele e colocar outro.

“Foi um processo errático, foi um processo leonino contra os interesses do povo brasileiro, uma privatização lesa pátria. A começar pelo salário dos diretores, dos conselheiros E a começar pelo fato de o governo ter só 10% de participação quando ele tem 40% das ações.

“Temos muita coisa malfeita. Tem o caso do gasoduto, que é uma coisa absurda a gente ter vendido. O desmonte que a Petrobras está sofrendo. Na hora que a gente fica autossuficiente, a gente fica exportando 35% de óleo diesel e fica importando 25% de gasolina, coisa que não tem explicação. O Brasil vende óleo cru e fica importando derivados, quando na verdade o Brasil deveria estar exportando derivados. Era por isso que a gente queria criar cinco refinarias, para que o Brasil aproveitasse o pré-sal e l passasse a exportar derivados, não comprar”.

Logo depois da entrevista, a equipe TUTAMÉIA entrou ao vivo, diretamente do Palácio do Planalto, fazendo um resumo das principais declarações do presidente Lula. Veja aquela transmissão a seguir:

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

treze − onze =