10 motivos para você consumir o arroz agroecológico do MST

Confira 10 motivos para você e sua família consumir o Arroz Agroecológico do MST

Por Rafael Soriano, na Página do MST

Os produtos orgânicos e agroecológicos produzidos e comercializados pelas famílias Sem Terra estão nas mesas no campo e na cidade! Citado até em debates presidenciais, o Arroz Agroecológico do MST é destaque internacional e compõe todo dia em vários lugares do país o prato preferido do brasileiro, o bom feijão com arroz.

Confira 10 motivos para você e sua família consumir o Arroz Agroecológico do MST:

1. É a maior produção de arroz orgânico da América Latina!

De acordo com Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o MST é considerado o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, e segue nessa posição há mais de 10 anos. Na última safra, foram mais de 15,5 mil toneladas, cerca de 310 mil sacas de 50 kg do produto.

2. Saúde para você e sua família

A frase “você é o que você come” nunca esteve tão certa. O resultado disso vai além dos quilos extras:  maneira errada de se alimentar pode implicar riscos à saúde. Uma dieta que insira alimentos orgânicos tem o poder de evitar consumo de substâncias que prejudicam o corpo, além do meio ambiente, como agrotóxicos, trazendo mais saúde para você e sua família!

3. Combate o modelo do agronegócio

Ao produzir de uma forma oposta ao agronegócio, a produção camponesa demonstra que este é um modelo falido que somente depreda a terra e esgota os bens da natureza, escravizando nosso povo. Superar o agronegócio é um caminho sem volta.

4. Arroz transgênico pode gerar câncer!

A transgenia é o processo em que ocorre a manipulação genética de um gene externo, que é implantado no DNA de uma planta. Diversos estudos apontam a toxidade do consumo de transgênicos para o ser humano, com aumento nas taxas de câncer na população exposta a estes produtos geneticamente modificados.

5. Agroecologia como estratégia

A Agroecologia é o caminho escolhido pelo MST! É uma estratégia apontada para a superação não somente do modelo agrícola, mas do modo de vida e exploração que o capitalismo e o agronegócio trazem. Baseado em saberes tradicionais, aliado ao avanço das tecnologias, é possível produzir alimento saudável e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo! #AgroecologiaÉOCaminho

6. Ajuda a preservar os solos e as águas de contaminação

Com isso, o MST joga diretamente com a sobrevivência do planeta. Os povos do mundo têm a capacidade de resfriar o clima e combater o aquecimento global causado pelo modelo industrial, e isso somente é possível com a produção agroecológica que preserva a natureza e a saúde das pessoas e do planeta.

7. Pode ser encontrado a um clique na rede Armazém do Campo

O arroz orgânico do MST está à venda através da Rede Armazém do Campo, presente em mais de 27 pontos de venda em todo país. Este e outros produtos cultivados pelas famílias do MST estão a um clique: https://armazemdocampo.shop/ e https://terralivre.coop.br (clique para adquirir!)

8. Histórico: são 20 anos de Festa da Colheita

A popular Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, celebrada por assentadas e assentados do MST, chega à sua 20ª edição neste mês de março. São 20 anos fortalecendo a Reforma Agrária Popular a partir da organização das famílias camponesas.

9. Fortalece a cooperação

A produção do arroz agroecológico do MST no RS é coordenada por nove cooperativas. Em todo o estado, a produção do alimento é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.

10. É do MST

Ao apoiar o MST, você está contribuindo para a luta pela Reforma Agrária Popular, com a distribuição de terras de forma democrática e mais direitos para o povo do campo. São quase 40 anos em defesa do sonho de famílias por terra, para quem nela trabalha e um Brasil mais justo.

*Editado por Solange Engelmann

Foto: Alex Garcia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × 1 =