PF e IBAMA intensificam ações contra garimpo no Amazonas e Rondônia

Duas operações da Polícia Federal e IBAMA resultaram na destruição de dragas e equipamentos utilizados para o garimpo ilegal nos estados do Amazonas e Rondônia.

ClimaInfo

No último sábado (2/9), a PF encerrou a Operação Draga Zero, com a inutilização de 302 balsas de garimpo que atuavam ilegalmente no rio Madeira. Os agentes percorreram 1,5 mil km do rio, passando pelos municípios amazonenses de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré. Essa foi a maior operação antigarimpo realizada no Amazonas.

A região do Madeira chamou a atenção no final de 2021, quando centenas de balsas praticamente fecharam o rio na altura de Autazes para retirada ilegal de ouro. O “paredão” de balsas contou com a anuência das autoridades governamentais locais e a omissão do governo federal do então presidente Jair Bolsonaro. CNN Brasil e Jornal Nacional (TV Globo) repercutiram a ação conjunta da PF e do IBAMA no Amazonas.

Outra operação, batizada de Desintrusão, aconteceu na última semana nas Terras Indígenas Uru-Eu-Wau-Wau e 7 de Setembro, ambas em Rondônia. A ação mirou indícios de crimes ambientais nesses territórios, o que foi comprovado com a constatação de diversos pontos de desmate e a apreensão de equipamentos utilizados para derrubada de árvores e garimpo.

Os agentes também encontraram três caminhões com madeira, duas motocicletas, cerca de mil litros de óleo diesel e 120 metros cúbicos de madeira em tora. O g1 deu mais informações.

PF

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 + 5 =