Ciclo Cinemateca: redes em movimento leva debate sobre o Marco Temporal ao Museu de Arte Moderna do Rio

Na continuação de sua programação, o ciclo Cinemateca: redes em movimento destaca a plataforma Narrativas Indígenas do Nordeste, repositório que busca a criação de uma rede audiovisual indígena enquanto estratégia de visibilização de suas narrativas e a qualificação do Subsistema de Atenção à Saúde.

Em sessão presencial, no dia 20 de setembro, a Cinemateca do MAM promove a exibição de documentários e um debate sobre o Marco Temporal com a presença de Ana Pontes (ENSP/Fiocruz), Iran Xukuru (Xukuru do Ororubá/PE), Marcelo Tingui (Tingui-Botó/AL) e Marcelo Firpo (Neepes/ENSP/Fiocruz), como mediador.

A plataforma é fruto do projeto de pesquisa construído e coordenado por André Monteiro, do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat/Fiocruz- PE); Marina Fasanello, do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/ENSP/Fiocruz) e os pesquisadores de territórios indígenas Marcelo Tingui (Tingui- Botó/AL) e Kleber Xukuru (Xukuru de Ororubá/ PE), com a colaboração da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Norte de Minas e Espírito Santo (Apoinme), Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação da Universidade Federal do Sergipe (Nice/ UFS), Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (IP/UFAL), Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra CES/UC/PT) e VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Serviço:
Sessão PRESENCIAL com debate: Marco Temporal
Quando: 20 de setembro – 18h30
Onde: Cinemateca do MAM – Auditório Cosme Alves Netto – Av. Dom Infante Henrique, 85 -Glória

Abertura:
André Monteiro – Lasat/Fiocruz
Marina Fasanello – Neepes/Fiocruz
Kleber Xukuru
Ruy Gardnier – Cinemateca do MAM – mediação

Exibição:
+ Cabeça Seca, dir. coletiva. Tingui Filmes. Brasil, 2021. 12’ (Projeto Narrativas)
+ Limolaygo Toype. Terra dos Ancestrais, de Diego Xukuru e Kleber Xukuru. Ororubá Filmes. Brasil, 2021. 13’ (Projeto Narrativas)
+ Tempos de Resistência, de Alexandre Pankararu. Apoinme. Brasil, 2023. 13’ (Projeto Narrativas) Total 38’

Debate – Participantes:
Iran Xukuru
Marcelo Tingui
Ana Pontes – ENSP/Fiocruz
Marcelo Firpo – Neepes/Fiocruz (mediação)

Foto: Meyriane de Mira/Mídia Ninja

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × 5 =