Os coletivos do Fórum Social Mundial (FSM) realizam, em Porto Alegre, o Seminário Internacional Democracia, Equidade e Justiça Socioambiental: Combater o fascismo, as desigualdades e o racismo socioambiental.
O evento marca 22 anos de estreia do FSM, em 2001, na capital gaúcha, e abre o ciclo de debates internacionais sobre a democracia e o combate aos autoritarismos no Sul Global com eventos programados no Uruguai, no Chile e no México, ao longo deste ano. O seminário também dá continuidade aos debates coordenados pelo Instituto Novos Paradigmas em 2024.
Como é de praxe, em um contraponto simbólico, as discussões acompanham a agenda do Fórum Econômico de Davos, que reúne o PIB mundial nesta semana na cidade suíça. O evento também acontece no mesmo dia em que o republicano Donald Trump, ícone da extrema-direita global, é empossado presidente dos Estados Unidos.
Várias organizações e movimentos sociais que estarão presentes no ato participarão das discussões da COP30, em novembro de 2025 em Belém do Pará; e do FSM em Porto-Novo/Benin (África), programado para março de 2026.
Na terça-feira, as atividades começam cedo. A primeira mesa “Democracia participa e defesa de direitos”, programada para as 9h, contará com a participação de Luciano Fedozzi, Cristiano Schumacher, Débora Rodrigues, Romi Benck e Fabiane Lara, sob a mediação de Daniela Tolfo no CAMP (Praça Parobé, 130, 9º andar).
Na sequência, às 10h, acontece a mesa virtual (assista por aqui) “O mundo multipolar e a crise dos sistemas de governança global”, com os embaixadores Antônio Patriota e Adolfo Castellanos Elis Regina, Oded Grajew e Rosy Zuñiga. A mediação será de Marajuara Azembuja e Mauri Cruz.
A partir das 14h duas mesas simultâneas discutirão dois desafios centrais: o trabalho e o meio ambiente.
No CEA, às 14h, haverá a discussão o “Colapso climático, a COP 30 e os desafios dos movimentos socioambientais”, com a participação de Babá Diba, Íyá Cláudia Chu, Kuty Kaigang, Li Rassier Paula Medeiros; mediação de Lucimar F. Siqueira e Cris Medeiros. O CEA fica na Av. Joaquim Porto Vilanova, 143 – Vila Pinto – Bairro Bom Jesus.
No Sindicato dos Bancários (R. Gen. Câmara, 424, Centro), os desembargadores do TRT-4, Marcelo D´Ambroso e Luiz Alberto de Vargas, a pesquisadora Lucia Garcia (DIEESE) e o superintendente do TEM, Marcelo D’Ambroso, debatem a Redução da Jornada de Trabalho.
Às 17h, começa a Mesa de Convergências: Caminhos para um outro mundo possível: as agendas que nos movem, também no Sindicato dos Bancários, na Rua Gen. Câmara, 424, Centro.
O evento é organizado pelo Instituto Novos Paradigmas, CAMP – Escola do Bem Viver, Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Associação Vida e Justiça, Articulação para Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil – AMDH, Instituto de Direitos Humanos – IDhES, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ, Coletivo Socioambiental do FSM Porto Alegre, Coletivo Porto Alegre do FSM, Coletivo Brasileiro do FSM.