Fiocruz promove formação voltada para influenciadores de territórios periféricos

Simone Kabarite, VPAAPS/Fiocruz

Uma formação intensiva gratuita de cinco dias, no campus da Fiocruz, sobre temas como saúde, determinantes sociais, literacia digital em saúde, linguagem audiovisual e publicidade, que resultará em um documentário de cinco episódios sobre a atividade. Trata-se da Rede de Influenciadores Promotores da Saúde (Rips), projeto que tem o objetivo de qualificar, durante cinco dias – de 21 a 25 de julho –, jovens influenciadores digitais de territórios periféricos do Grande Rio para atuarem como promotores da saúde em suas plataformas de mídias sociais.

Com inscrições abertas até 17 de julho, o projeto convidou três influenciadores populares e de grande alcance nas redes para se engajarem no projeto e participarem do último dia da formação: Rapha Vicente, Babu Santana e Gabi de Pretas.

As inscrições e a chamada com os critérios e informações estão disponíveis no Linktree.

Como produto final, cada participante vai elaborar um vídeo autoral com base nos roteiros desenvolvidos ao longo da formação e em parceria (collab) com os três influenciadores convidados, definidos em sorteio no último dia da formação. Os participantes serão selecionados com base em critérios, considerando engajamento social, representatividade territorial e produção de conteúdo crítico nas redes. O projeto foi criado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz).

Documentário

A metodologia é baseada em uma formação-ação intensiva, envolvendo oficinas, rodas de conversa, atividades lúdicas, visitas e produção colaborativa de conteúdo audiovisual. Todas as atividades da programação, com imagens da formação, bastidores e entrevistas, serão registradas em formato de documentário, em formato de série de cinco episódios, que ficarão disponíveis na VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, destaca a importância do projeto: “A formação da Rede de Influenciadores Promotores da Saúde reforça o compromisso da Fundação com a promoção da saúde e a valorização das vozes dos territórios periféricos. Convidamos jovens influenciadores a participarem desta iniciativa que une comunicação, protagonismo social e saúde pública”.

Para o coordenador de Promoção da Saúde, Valber Frutuoso, o projeto tem características inovadoras ao abordar temas relacionados à saúde junto a influenciadores de territórios periféricos e tem o intuito de ampliar a capacidade de capilarizar o debate sobre promoção da saúde, alcançando diferentes públicos e territórios. Ele destaca a apropriação de novas linguagens, formatos e ferramentas. “Para estarmos mais próximos dos territórios e das pessoas que realmente utilizam ou precisam acessar o Sistema Único de Saúde, considero fundamental usar estratégias para facilitar a aproximação e levar informações de saúde para a população”, afirma.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × 5 =