Por PSOL Carioca
No dia 8 de dezembro, próxima terça, completam-se 1000 dias do atentado político que executou a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Seguimos ainda sem respostas, sem justiça para esse crime que representa também um atentado à democracia brasileira.
Lutar por Marielle é também lutar por dias melhores para a população, sobretudo aquelas e aqueles que sofrem historicamente com a desigualdade social, o preconceito de gênero, o racismo e o ódio ao diferente. É hora de mudar o jogo e isso passa por descobrirmos o motivo desse brutal assassinato que atinge a todos nós cotidianamente.
Movimentos, coletivos e muita gente está se organizando tanto para divulgar o dia 8, quanto fazer dele um grito por justiça e de esperança. Estão previstas algumas ações para o dia. Pela manhã, ajude-nos a espalhar Marielle, sua vida, legado, mas também a nossa indignação, pelas ruas e praças com o “Amanhecer por Marielle“. Ao longo da tarde e início da noite, convidamos a todas e todos para que façam lives e debates sobre o significado dos 1000 dias sem respostas e as sementes deixadas por Marielle. E, para fechar a data, faremos nas redes, a partir das 21h30, um jogral virtual e, pelas janelas de nossas casas, um grito coletivo pedindo justiça por Marielle. Abaixo, apresentamos mais detalhes e algumas dicas úteis de como fazer e participar dessas ações.
Nas redes, já a partir de hoje e, com mais intensidade no dia 8, usaremos as hashtags:
#1000DiasSemMarielle
#1000DiasSemRespostas
#1000DiasSemJustiça
#AmanhecerPorMarielle
#QuemMandouMatarMarielle
#MariellePresente
#JustiçaPorMarielleeAnderson
Saiba agora como participar!
O que é o Amanhecer?
O Amanhecer é uma a estratégia para disputar pedagogicamente a opinião pública sobre algum assunto de interesse coletivo através de ações lúdicas de mobilização, tendo a decoração de vias públicas com artes gráficas como a principal forma de atuação. Cartazes, adesivos, blusas personalizadas, performances e outras formas de dar visibilidade à causa em questão.
Passo a passo
• Organize um pequeno grupo de pessoas para realizar o amanhecer no seu local de trabalho, estudo ou moradia, tomando cuidado para não gerar aglomeração e seguindo as orientações de prevenção ao novo coronavírus.
• Avise neste formulário onde vai ser o evento, para que a gente possa colocar em um mapa: https://forms.gle/7KdkYrnPHeXdneeM9
• Acesse o drive com as artes, imprima e também fique à vontade para nos mandar outras: https://bit.ly/MilDiasSemMarielle_Material
• Caso não tenha como imprimir, entre em contato com o whatsapp do PSOL Carioca: (21) 96733-1428
Sugestões de ações
• Colar lambes (artes na pasta do drive)
• Cartazes e/ou faixas com mensagens escritas (ex.: 1000 Dias Sem Marielle, 1000 Dias Sem Respostas, 1000 Dias Sem Justiça, Mil Dias de Luta por Marielle, Quem Mandou Matar Marielle Franco?, Não Seremos Interrompidas, Marielle e Anderson Presentes)
• Stencil para muros, tapumes, postes, etc.
• Organizar um varal com cartazes, poemas, fotos, etc.
• O que mais sua imaginação quiser, respeitando o distanciamento social.
Horário para as ações em via pública
Sugerimos que as ações sejam realizadas entre 00h e 10h do dia 8 de dezembro. O importante é que as ruas amanheçam com as intervenções!
Cobertura da ação
É fundamental que a gente garanta uma cobertura própria da ação e o mantenha o assunto forte nas redes sociais, por isso, recomendamos que cada grupo tenha pelo menos um responsável por cobrir a ação no dia, com fotos, vídeos (podem ser de celular mesmo). Todos devem postar em tempo real pelas suas redes os registros usando as hashtags:
#1000DiasSemMarielle
#1000DiasSemRespostas
#1000DiasSemJustiça
#AmanhecerPorMarielle
#QuemMandouMatarMarielle
#MariellePresente
#JustiçaPorMarielleeAnderson
Jogral Virtual / Grito por Marielle
Para encerrar nosso dia de mobilização por justiça para Marielle, vamos realizar, às 21h30, um Jogral Virtual nas redes sociais e vamos gritar das nossas janelas a pergunta que não cala em nosso peito há 1000 dias: QUEM MANDOU MATAR MARIELLE?
Como funciona:
– Buscando simular o efeito de um jogral, em que um fala e todos repetem, amplificando o alcance das nossas vozes, cada um de nós vai entrar ao vivo nas suas redes sociais (pode ser no Facebook ou no Instagram, você escolhe), para repetir o mesmo texto. Desta forma, nossa mensagem e nosso grito ecoaram mais longe!
– Encerrado o ao vivo, publique o vídeo nas suas redes com as hashtags #jogralvirtual #1000DiasSemMarielle
– Para encerrar, vá para sua janela e grite, bata panela, coloque uma música, clame por justiça e homenageie a memória de Marielle Franco.
– O texto ainda está sendo finalizado e vai ser postado no drive: https://bit.ly/MilDiasSemMarielle_Material
—
Imagem: “O caso Marielle mostrou o sistema de justiça contaminado.” Foto: Mídia NINJA/CC BY-NC-SA 2.0