Organizado pelo MPF, MPMA, DPU, DPE/MA e CNDH, o evento ocorrerá próxima quarta-feira (22), na sede da DPE/MA, e contará com a participação de 35 entidades
Ministério Público Federal no Maranhão
Em menos de seis meses, sete assassinatos e mais de 200 ameaças de morte foram registrados em áreas rurais do Maranhão. Que essa violência no campo gera revolta e indignação em grande parte da sociedade ninguém duvida. Mas é preciso ir além dos protestos para se garantir que a escalada de casos seja freada.
É em razão disso que, no próximo dia 22 de junho, quarta-feira, das 9h às 12h, será realizada uma grande audiência pública entre o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e 35 entidades, como grupos, movimentos, associações e sindicatos rurais, espalhados por 25 municípios maranhenses, incluindo a capital, São Luís.
O encontro será no auditório da sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e contará, ainda, com representações de órgãos parceiros, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema).
Foram convidados, também, o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
A realização da audiência é uma parceria entre a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e os órgãos de Justiça que compõem a Frente de Proteção Integrada do Maranhão (FPIMA): Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).
—
Arte: Ascom/MPF-PA