Pesquisa realizada pelo Fundo SAGE com o apoio da Iniciativa de Recursos Naturais e Mulheres Resilientes da Fundação Ford
Em todo o mundo , as comunidades afetadas pelas indústrias extrativas – mineração, perfuração, extração de madeira – enfrentam formas múltiplas e cruzadas de violência. Essa violência é generificada em sua operação e em quem ela beneficia e prejudica. Construindo Poder na Crise: Respostas das Mulheres ao Extrativismo [Building Power in Crisis] explora a amplitude da violência estrutural criada ou reforçada pelo extrativismo, desde a violência política contra mulheres defensoras do meio ambiente até a violência econômica que ameaça os meios de subsistência das mulheres. Centrando as experiências de mulheres e meninas nas comunidades da linha de frente, o relatório destaca suas estratégias para resistir ao desenvolvimento extrativo e liderar com alternativas ousadas e sustentáveis.
Com base em quase 100 entrevistas com mulheres líderes e seus aliados na África, Ásia e América Latina, Building Power In Crisis oferece uma análise das oportunidades de apoio às mulheres e suas comunidades engajadas nas lutas extrativistas.
Building Power In Crisis oferece vários pontos de entrada para financiadores, sociedade civil e movimentos sociais em vários campos, incluindo feminismo, direitos humanos, povos indígenas, meio ambiente e clima. O objetivo do relatório é levantar três conjuntos de estratégias necessárias para confrontar o poder extrativo: fundamental, específico do local e transformacional. Lideradas pelas comunidades da linha de frente e pelos aliados que as apoiam, essas estratégias centram o conhecimento, as práticas e as experiências das mulheres.
—RELATÓRIOS E RESUMOS EM INGLÊS E ESPANHOL AQUI—
*Com informações Fundo Sage