Crise climática e eleições: os desafios do jornalismo em 2024

Na Abraji

Em parceria com a Abraji, o Farol Jornalismo lança, nesta quinta-feira (14.dez.2023), o especial Jornalismo no Brasil: 2024. A crise climática, as eleições municipais, o uso da inteligência artificial, a desinformação e a conquista do público estão entre os desafios que devem ser enfrentados neste próximo ano. Este é o oitavo ano do especial, que traz as projeções de jornalistas e pesquisadores sobre o ano seguinte.

O especial 2024 é composto por dez artigos, escritos por onze autores: Ana Regina Barros Rêgo Leal, Ariene Susui, Cristina Tardáguila, Fausto Salvadori, Gabi Coelho, Giovana Girardi, Jamile Santana, Juliana Doretto, Maurício Ferro, Sanara Santos e Thaís Helena Furtado.

“Em 2023, os brasileiros perceberam que as mudanças no clima não são uma preocupação para o futuro. Seca histórica na Amazônia, ondas de calor no sudeste, Pantanal em chamas e enxurradas no sul evidenciaram não apenas que a catástrofe é real, mas que ela já está acontecendo. E quando uma crise bate à porta, as pessoas recorrem ao jornalismo para tomar decisões melhores. É o que está acontecendo com a emergência climática”, escreveu o editor do projeto, Moreno Cruz Osório.

O jornalista prossegue: “Uma das saídas para o jornalismo — como temos observado nos últimos tempos — é se aproximar das audiências. Talvez esteja aí um desafio geracional. Porque tal tarefa exige não apenas ser transparente e de fato perguntar o que lhe interessa. Para isso, é preciso ter redações mais diversas e capazes de conquistar uma parcela da sociedade que nunca foi efetivamente contemplada pelo nosso discurso: as crianças e os jovens”.

Saiba quais são os artigos do especial “O Jornalismo no Brasil em 2024”:

 

Em 2024, emergência climática precisará ser a pauta de todas as editorias, por GIOVANA GIRARDI

A comunicação feita por indígenas é o arco e flecha do século 21, por ARIENE DOS SANTOS LIMA

2024: o ano em que faremos manuais de redação para uso de IA, por CRISTINA TARDAGUILA

É hora de reconquistar o público capaz de garantir a sobrevivência do jornalismo, por  JULIANA DORETTO e THAÍS HELENA FURTADO

Audiência precisa ser parte da solução de qualquer problema do jornalismo, por MAURÍCIO FERRO

Combate à desinformação é o caminho contra desertos de notícias sobre eleições municipais, por JAMILE SANTANA

Vamos tornar mais diversa a cultura organizacional das redações em 2024?, por SANARA SANTOS

É possível fazer uma outra cobertura de segurança pública em 2024, por FAUSTO SALVADORI

Enfrentamentos mercadológicos serão desafios à regulação das plataformas em 2024, por ANA REGINA BARROS RÊGO LEAL

Atravessada na sociedade, desinformação vai impor desafio contínuo ao jornalismo em 2024, por GABI COELHO

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 − twelve =