Fundacentro discute desafios após banimento do amianto

Seminário será realizado em São Paulo/SP no dia 30 de julho com transmissão pelo canal da instituição no YouTube

No CESTEH

A Fundacentro, em parceria com a Abrea (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto) e o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do estado de São Paulo, realiza o Seminário Desafios Contemporâneos do Amianto após Banimento em 30 de julho na sede da instituição na capital paulista.

Para participar presencialmente do evento, é preciso se inscrever até as 10h de 29 de julho pelo link. Também será possível acompanhar pelo canal da Fundacentro no YouTube, acessando os links para os períodos da manhã e da tarde.

O Seminário é gratuito e visa à participação de trabalhadores, especialistas, gestores de saúde pública e gestores ambientais, membros de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio), Sesmt (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho), ambientalistas, autarquias, Crea/Confea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia / Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), população em geral com risco potencial de exposição ao amianto.

Programação

8h30 – Recepção com café de boas-vindas

9h – Abertura

Mesa com autoridades: presidente da Fundacentro e representantes da Abrea, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Confea, da SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo) e do Sinduscon/SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

10h – Mesa: Amianto e o contexto brasileiro 

Coordenação: Fernanda Giannasi – Abrea

10h – O passivo ambiental e a infraestrutura para descarte do amianto – Pedro Lombardi Filho (pesquisador)

10h30 – Desafios na vigilância dos expostos nas atividades remanescentes com amianto – Eduardo Algranti (pesquisador aposentado da Fundacentro)

11h – Registros dos expostos nas atividades remanescentes com amianto – Simone Santos (diretora técnica da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho – Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – DVST – Cerest Estadual/CVS).

11h30 – Debate

12h – Almoço

13h30 – Mesa: Como realizar a desamiantagem no Brasil 

Coordenação: Fundacentro

13h30 – A experiência italiana em desamiantagem – Alessia Angelini (pesquisadora do Instituto para o Estudo, Prevenção e Rede Oncológica de Florença, Itália)

14h30 – Adequação do arcabouço legal brasileiro para as atividades remanescentes com amianto – Tatiana Campelo (procuradora do Ministério Público do Trabalho)

15h00 – PL .3684/2023 e as atividades remanescentes com amianto – Nilto Tatto (deputado federal/SP)

15h30 – Intervalo

15h45 – O trabalho com amianto na indústria da construção – Artur Moreira (pesquisador da Fundacentro/EASC), representante do Crea/SP, Leonardo Massato Nicácio Nomura (engenheiro, representante do Sinduscon/Seconci/SP).

16h30 – Debate

17h30 – Encerramento

Seminário Desafios Contemporâneos do Amianto após Banimento

30 de julho, das 8h30 às 17h30

Local: Fundacentro – Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros – São Paulo/SP.

Inscrições para participação presencial: até as 10h de 29 de julho pelo link.

Participação on-line: canal da Fundacentro no YouTube – manhã e tarde.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

12 − 12 =