COB veta religiões africanas no Centro Ecumênico do Rio

Por Conexão  Jornalismo

Preconceito puro. As religiões de matriz africana ficaram fora do centro ecumênico da Vila Olímpica que vai ficar instalada na Vila Olímpica. Coordenada pelo padre Leandro Lenin, o centro vai ter espaço para representação dos seguidores do cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo. Entretanto, embora tenha grande penetração no universo religioso do brasileiro, religiões como o Candomblé ou a Umbanda foram deixadas de fora.

A inauguração do centro ecumênico vai funcionar entre agosto e setembro quando o Rio de Janeiro vai receber mais de 10 mil atletas olímpicos e 4 mil paralímpicos provenientes de mais de 200 países. Além do material esportivo, é sabido que muitos atletas desembarcam trazendo também seu material mítico, de fé.

O Comitê Organizador dos jogos tentou justificar afirmando ser impossível atender a todas as religiões. Mas é fato que o espaço com o simbolismo mais diverso não ocuparia espaço físico.

O coordenador do centro inter-religioso da Vila Olímpica, padre Leandro Lenin, é ligado à Arquidiocese do Rio de Janeiro – tradicionalmente conservadora.

Além das representações com seus respectivos dirigentes, outros vinte e quatro capelões voluntários de diferente vertentes estarão a postos. Nem mesmo neste universo um representante das religiões africanas foi incluído.

O babalawo Ivanir dos Santos, presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro, acredita que as religiões de matriz africana não deveriam ter ficado de fora. Embora tenha preferido não polemizar, ele acredita em discriminação.

O centro vai funcionar das 7h às 22h, promovendo cerimônias conforme os rituais de cada religião em três idiomas: português, espanhol e inglês.

O espaço terá ainda um ambiente de convivência e uma sala para aconselhamento particular aos atletas.

onca juma

NdaR- Extraoficialmente há uma explicação singela: as religiões afro não foram excluídas, simplesmente não foram incluídas. Algo como – ninguém achou que fosse de suma importância. A inocência faz lembrar a condução de uma onça, acorrentada, para evento da Tocha Olímpica em Manaus. Após fugir da corrente precária com a qual foi conduzida, a fera foi abatida a tiros. Cabe aqui uma indagação: quem escolheu as religiões que deveriam ser representadas? O COI, COB, Comitê Rio? Seja qual entidade for, vai aqui uma sugestão paralela: o padre Lênin, a esta altura, poderia ser.

NdaR2 – Será que teremos indígenas na abertura? Na Vila? Ou será que o único nativo chamado para a festa foi a onça Juma – já abatida?

Comments (5)

  1. A escravidão “acabou”, a desigualdade está “menor”, mas é incrível, umbanda por um exemplo é BRASILEIRA, mais de 90% dos brasileiros tem um pé na senzala em seus antepassados, onde os mesmos cultuavam religiões de matriz africana e eles vetam umbanda e candomblé ? cadê a mídia nessas horas, preconceito com nossas religiões a tv não mostra, preconceito conosco ninguém quer ver, ninguém quer defender, não tem protesto direito e quando tem ninguém quer apoiar e sim quer criticar sem saber, pessoas ignorantes ainda vão dizer que é do Diabo, muitos de nós “macumbeiros” temos mais Deus e amor no coração do que muitos que dizem ser fiéis as escrituras. DEVERIA GERAR POLÊMICA SIM, POIS APENAS COM POLÊMICA É FEITA A JUSTIÇA NESSE PAÍS PRECONCEITUOSO!

  2. ISSO É MUITO TRISTE, AS RELIGUÕES DE RAÍZ AFRICANAS JÁ SÃO CHAMADAS DE SEITAS,ACHO MUITO FEIO UM PAÍS QUE FOI PRTICAMENTE CONSTRUIDO COM A FORÇA DOS ESCRAVOS , NÃO HORA DA “FESTA ” DEXE-OS DE FORA.

  3. O Velho medo e a ignorância tão com um no Brasil. O brasileiro se odeia, portanto mutila a própria espiritualidade.

  4. Deus se manifesta por sua pluralidade espiritual, está presente em todos os lugares, em maior ou menor grau de instensidade. Não julga e nem condenada, apenas dá a oportunidade à todos nós de apreciá-lo, manifestarmos e apresentarmos as nossas obras. Está acima de todas e quaisquer vãs filosofias e crenças, mais ainda dos pré-conceitos humanos e enquanto nos formos capazes de respeitarmos essas diferenças nunca chegaremos ao seu Amor!

  5. Bon dia
    com certeza näo querem os camdomnlecista entre eles agora pergunto näo esyamos em um pais Laico

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco × cinco =