MG – Manifestação de solidariedade às famílias quilombolas do Quilombo de Praia – Matias Cardoso

Comunidades tradicionais e a Articulação Vazanteiros em Movimento manifestam e agradecem com muita alegria mais uma vitória na suspensão da liminar de reintegração de posse contra as famílias quilombolas do  Acampamento Mãe Romana do Quilombo de Praia – Matias Cardoso, Norte de Minas.

Zilah de Mattos, Comissão Pastoral da Terra – Sub-Região Norte

Em 05 de julho de 2015, cerca de 165 famílias  quilombolas oriundas das comunidades de Praia, Canabrava, Vereda, Porto de Matias, Ilha da Curimatã do quilombo de Praia  realizou a retomada de parte de seu território tradicional.

Em data de 20 de agosto, a Companhia Vale do Médio São Francisco, suposta proprietária da área retomada, ajuizou Ação de Reintegração de Posse contra as famílias  quilombolas na Comarca de Manga, requerendo a imediata desocupação do imóvel.

Dia 28 de janeiro, o comando da Polícia Militar de Januária realizou a reunião do Comitê de Crise quando ficou decidido que dia 28 de fevereiro seria cumprida a ordem de desocupação do imóvel.

 No 16 de Fevereiro  lideranças quilombolas participavam de uma reunião da Mesa de Diálogo e Negociação em Belo Horizonte, quando receberam  a notícia que a Liminar de Reintegração de Posse havia sido suspensa através do agravo interposto pela Defensora Dra. Ana Claudia da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais.

As Comunidades quilombolas do quilombo de Praia e as demais comunidades tradicionais quilombolas e vazanteiras da Articulação vazanteiros em Movimento e  Articulação Rosalino de  Povos e Comunidades Tradicionais em luta e resistência receberam a notícia com muita emoção e grandes expectativas.

Vinte (20 ) de Fevereiro  foi o dia da Solidariedade entre os povos, com manifestações, partilha e agradecimentos a todos que contribuíram para a superação de mais um entrave nessa luta.  Iniciou o dia com a grande Celebração da Santa Missa no Acampamento  Mãe  Romana e em seguida ao Som dos Tambores e dos foguetes,  fizeram uma caminhada pelas ruas da  cidade de Matias Cardoso, encerrando no Acampamento Mãe Romana com a partilha dos alimentos  plantados na área retomada e com a dança do batuque.

Participaram representantes das comunidades quilombolas do Espinho, Bebedouro e  Puris/Calindó do município de Manga,  Vazanteiros de Itacarambí, quilombolas e vazanteiros das comunidades em luta do município de Matias Cardoso.

Celebração da Santa Missa no Acampamento Mãe Romana – Quilombo de Praia
Celebração da Santa Missa no Acampamento Mãe Romana – Quilombo de Praia

 

Caminhada pelas ruas da Cidade de Matias Cardoso Norte de Minas
Caminhada pelas ruas da Cidade de Matias Cardoso Norte de Minas

 

Momento do Batuque: Manifestação de solidariedade as famílias quilombolas do Quilombo de Praia - Matias Cardoso
Momento do Batuque: Manifestação de solidariedade as famílias quilombolas do Quilombo de Praia – Matias Cardoso

Imagens: Reprodução da Comissão Pastoral da Terra  –  Sub – Região Norte.

Comments (1)

  1. A força dos tambores a animar uma luta que atravessa os séculos! Parabéns ao Quilombo da Praia, muita força e animação para Zilah de Matos!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 − sete =