Em protesto, indígenas decidem manter ocupação do escritório central da Norte Energia no Pará

Lideranças alegam que construtora de Belo Monte descumpre medidas.

Do G1 PA

Lideranças indígenas decidiram nesta quarta-feira (6) manter a ocupação no escritório central da empresa Norte Energia, em Altamira, no sudoeste do Pará. Os índios da região do Xingu afirmam que uma série de compensações para as comunidades indígenas não estão sendo cumpridas e querem negociar a pauta de reivindicações com um diretor socioambiental da empresa construtora da usina hidrelétrica de Belo Monte. Em nota, a Norte Energia informou que ainda não irá se pronunciar sobre o assunto.

Representantes da empresa fizeram uma proposta às lideranças, para que fossem recebidas em uma reunião com o superintendente de assuntos indígenas da Norte, no batalhão do Exército em Altamira, e chegou a enviar veículos para buscá-las. Porém, os caciques recusaram a proposta, alegando que o superintendente não teria poder de decisão, e mantiveram a ocupação.

Os indígenas ocuparam o prédio no final da manhã da última terça-feira (5). Cerca de 100 índios foram até o local em busca de explicações de um dos diretores da empresa para o atraso em medidas que beneficiam as aldeias, porém, encontraram os portões trancados e o imóvel cercado por seguranças particulares. Eles afirmam que foram proibidos de adentrar o prédio pelo chefe da segurança.

Diante da proibição, caciques e guerreiros chegaram a quebrar um portão, com isso, os seguranças se aglomeraram na porta do escritório para impedir a entrada. Os índios deram um prazo para que o prédio fosse aberto e na falta de uma resposta, enfrentaram os guardas e quebraram as portas que estavam trancadas.

Imagem: Reprodução do G1 PA.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze + nove =