Unicamp assina convênio com a primeira universidade indígena do país

Por Francine de Almeida, na Rádio Brasil Campinas

O Brasil vai ganhar a primeira universidade indígena, que ficará em uma área de 248 mil hectares, no município de Cacoal, em Rondônia.

Um convênio de cooperação entre os índios da etnia Paiter Suruí e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi assinado na quinta-feira.

A instituição oferecerá oficinas no Centro de Formação Paiter Suruí, dando a base para construir a primeira especialização e na sequência a formação da universidade.

Diversos indígenas dessa etnia já têm formação superior. Segundo o líder maior dos caciques, Almir Suruí, o objetivo da futura universidade é capacitar o povo para uma melhor gestão de seu território.

Como agradecimento, após a assinatura do convênio, o cacique ofereceu um colar branco ao reitor, que simboliza a sabedoria. O reitor, por sua vez, ofereceu um broche.

As primeiras atividades ofertadas pela Unicamp a partir da formalização da cooperação serão duas oficinas de multilinguismo e de multiculturalismo, no início de agosto.

Comments (1)

  1. Mais uma conquista índígena o direito a educação superior com um Centro com parceria com uma faculdade para profissionalizar o nosso índio dentro da sua etnia rumo a universidade indígena. Pois conhecereis a verdade e a verdade os libertarás um Abraçãoooo estão de parabéns.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis − dezesseis =