Reitor do IFAM, Antonio Venâncio visita a FOIRN em São Gabriel da Cachoeira

Em sua vinda à São Gabriel da Cachoeira, o Reitor do IFAM,  visitou a Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), na tarde desta quarta-feira com  objetivo fortalecer a parceria entre as duas instituições

Foirn

O diretor vice-presidente da Foirn, Nildo Fontes recebeu na tarde desta quarta-feira (27/09), o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco e sua comitiva, acompanhados pelo Diretor Geral do IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira, Elias Brasilino, para tratar do fortalecimento da parceria entre o instituto e a federação.

A Foirn e o IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira são parceiros especialmente na discussão de políticas de educação específicas para os povos indígenas do Rio Negro, e mais recentemente sobre a formação de lideranças indígenas sobre o tema de cooperativismo no Rio Negro.

Venâncio reconheceu a importância do trabalho e a atuação da Foirn no Rio Negro e afirmou  que o IFAM deve chegar a todas as etnias do Rio Negro.

“Vocês tem muito a ensinar e a contribuir para que as ações o instituto sejam ampliados na região. Temos que fazer com que as ações do instituto através do Campus São Gabriel da Cachoeira chegue à todas as etnias que vivem aqui”, disse o reitor.

Termo de cooperação

Na linha de fortalecimento da parceria, o Reitor assumiu o compromisso de iniciar a construção de um termo de cooperação  permanente entre as duas instituições para fortalecer  e ampliar as ações do Campus São Gabriel da Cachoeira no Rio Negro.

O diretor da FOIRN, Nildo Fontes afirmou que existe uma demanda e necessidade de ampliar as ações o instituto na região do Rio Negro, que abrange os três municípios. E  a importância do fortalecimento da parceria.

“O IFAM precisa fortalecer e manter permanente suas ações nas  as Terras Indígenas no Rio Negro, apoiando as ações de desenvolvimento das comunidades indígenas”, frisou diretor da Foirn.

O reitor recebeu publicações da Foirn e seus parceiros (livros, Cd de música e DVD) e visitou a Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro.

Colação de grau da turma de professores indígenas e visita as comunidades fazem parte da agenda.

Na sexta-feira (29/09), o reitor vai participar da cerimônia de colação de grau de 32 professores indígenas do Curso de Formação de Professores Indígenas com habilitação em Física, realizado pelo IFAM-Campus São Gabriel da Cachoeira.

Nos dias de sexta-feira e sábado vai visitar algumas comunidades indígenas no Rio Negro.

Diretor Geral Elias Brasilino e Reitor do IFAM Antonio Venâncio Castelo Branco em visita à Casa de produtos indígenas do Rio Negro – Wariró. Foto: Ray Baniwa/Foirn

Comments (1)

  1. o reitor voce deve se lembrar tambem os indigenas do alto solimoes principalmente em municipio de santo antonio do iça onde os indigenas estao precisando de apoio em curso de capacitaçao pois com suas prorpias sabedorias estao fazendo trabalho de preservação de lago e preciso de seu email para contato. Na terra indigena betania há demanda de acesso aos cursos e deveria realizar um curso integrado de EJA A CAMPUS TABATINGA

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um + 9 =