Indígenas do sul da Bahia se encontram com o Papa e participam do 14º Intereclesial de CEBs no Paraná

Haroldo Heleno, Cimi

Esta semana que termina foi muito rica para os Povos Indígenas do sul da Bahia, em relação a sua participação nas atividades da Igreja Católica. No ultimo dia 15, as indígenas Hildeildes Pataxó Hã-Hã-Hãe de Pau Brasil e Adelice Ferreira Pataxó do Prado, e o missionário Domingos Andrade do Cimi Itabuna, se somaram a outros 90 representantes de 32 povos indígenas de 09 estados do Brasil que foram a Porto Maldonado no Peru, para se encontrarem com o Papa Francisco. No dia 18/01 (Quinta Feira) participaram de uma assembleia da Rede Eclesial Pan- Amazônica – REPAM, com outros representantes indígenas de outros países da América Latina, onde discutiram problemas comuns e organizaram a elaboração de documentos que foram entregues ao Papa.

O encontro com o pontífice aconteceu na sexta-feira, 19 (às 13h30, no horário de Brasília), e fez parte de agenda de Francisco pela América Latina. Antes, ele esteve durante dois dias no Chile, onde se reuniu também com indígenas do povo Mapuche. No Peru, depois de Puerto Maldonado, seguiu para Trujillo e para a capital, Lima.

Adelice Ferreira Pataxó do Prado – Foto: Arquivo pessoal.

“Foi um grande encontro, não só para os povos indígenas do Brasil, mas de toda a América Latina. Sabemos que os nossos problemas, os nossos anseios e os nossos desafios são os mesmos, e é importante conhecer, se juntar e unificar ainda mais as nossas forças junto com o Papa, o grande representante da Igreja Católica”, avaliou Iap Oro Mon, liderança indígena da região de Guajará Mirim (RO) e professora na Terra Indígena (TI) Sagarana.

No dia 20 durante a Festa de São Sebastião na Aldeia Caramuru o Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Carlos Alberto, fez o envio da liderança Pataxó Hã-Hã-Hãe, Fábio Titiah para a sua participação no 14º Intereclesial das CEBs que acontecerá em Londrina/PR no período de 23 a 27 de janeiro próximo. Além de Fabinho, daqui do sul da Bahia seguirá para o encontro José Fragoso cacique do povo Pataxó, no município do Prado e Nádia Acauãn da aldeia Tukum em Ilhéus do povo Tupinambá de Olivença. A delegação aqui do sul da Bahia se encontram com uma parte da delegação do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), na cidade de Vitória da Conquista e viajam (hoje) dia 21/01 para Londrina, outra delegação do Nordeste 3 sai de Feira de Santana.

Foto: Haroldo Heleno

O tema do 14ª Intereclesial será: “CEBs e os Desafios no Mundo Urbano”. Terá como lema; “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” Ex 3,7. O intereclesial é um momento marcante e significativo para as CEBs que avalia, indica caminhos e promove a unidade das comunidades. A previsão é que participem 170 indígenas de todo o Brasil.

Imagem: Tiago Miotto da Ascom do Cimi.

Comments (1)

  1. Interessante… aqui no Jequitinhonha,pelos menos em nosssa Diocese não soubemos de prepração para o encontro das cebs .Uma pena.Mas pode ser que eu esteja desinformada.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × um =