III Congresso Latinoamericano de Ecologia Política: Insurgências decoloniais e horizontes emancipatórios. Ecologia Política e libertação

Cachoeira e Salvador, Bahia, Brasil – 5-9 de novembro de 2018

A Rede Latinoamericana de Ecologia Política vem, por meio do Comitê Organizador do III Congresso Latinoamericano de Ecologia Política, convidar a comunidade acadêmica e movimentos a participarem deste evento que acontecerá em Cachoeira e em Salvador, no estado da Bahia, Brasil, entre 5 e 9 de novembro de 2018.

O tema deste III Congresso enfrenta o momento turbulento pelo qual passa a América Latina, com a emergência de governos autoritários e neoliberais, a aceleração das políticas extrativistas e de desnacionalização dos recursos naturais, assim como o aumento das desigualdades socioambientais. Frente ao giro reacionário, emergem insurgências decoloniais e lutas que recompõem horizontes emancipatórios. Novas ecologias de resistências que reconfiguram a práxis libertadora. Tendo lugar neste contexto político de urgência, o Congresso busca criar um espaço de encontros e convergências entre pensamento e práticas emancipatórias, entre acadêmicos, movimentos e ativistas.

Este congresso presta especial homenagem a Hector Alimonda (1949-2017), que em sua trajetória de vida promoveu o pensamento crítico latino-americano pela ecologia política e a luta contra a “persistente colonialidade que afeta a natureza latinoamericana”. E lembra de lideranças políticas ambientalistas populares que, em seus momentos e com suas forças, souberam construir perspectivas coletivas de lutas ecológicas emancipatórias, em especial Chico Mendes, assassinado há 30 anos, em 1988, Maria e Zé Cláudio (assassinados em 2011), Berta Cáceres (assassinada em 2016).

O Congresso é organizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com apoio do Grupo de Trabalho em Ecologia Política, da CLACSO, e envolve uma rede de colaborações com outras universidades brasileiras (UFBA, UFABC, UNIFESP), chilenas (UCN, FAU-UCH) e movimentos sociais (MAM, APIB, CNS).

Linhas temáticas:

  • Ecologias políticas do capitalismo e paisagens de desigualdade
  • Ecologias políticas insurgentes
  • Ecologias decoloniais, epistemologias ambientais e cosmovisões

Modalidades de participação: português, espanhol e inglês

Apresentações; Mesas; Diálogos; Oficinas; Acontecimentos artísticos; Vivência

Inscrições

Pelo website https://congresoecologiapo.wixsite.com/cachoeira

Dúvidas: [email protected]

Limite para a recepção de propostas: 30 de março

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Felipe Milanez.

Maria e Zé Cláudio (assassinados em 2011). Foto: Felipe Milanez

Comments (2)

  1. Olá, amigos e amigas! Podem informar se ainda estão aceitando propostas de apresentação? Desde já agradeço!

  2. Bom dia pessoal,

    a data para envio da proposta está mantida ou foi prorrogada.

    abs

    Maicon

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

vinte + quatro =