Chile condena nove militares por morte de músico Víctor Jara em 1973

Cantor foi torturado e teve mãos quebradas no início da ditadura Pinochet

Em O Globo

A Justiça do Chile sentenciou nesta terça-feira nove militares reformados a até 15 anos e um dia de prisão pelo homicídio do músico Víctor Jara em 16 de setembro de 1973, nos primeiros dias da ditadura de Augusto Pinochet, e do ex-diretor de prisões Littre Quiroga Carvajal. O juiz Miguel Vázquez proferiu a primeira condenação para o histórico caso de Jara, após vários anos de uma investigação com o objetivo de determinar qual foi a participação de integrantes do Exército no assassinato do artista. Morto por 44 tiros, Jara era simpatizante de Salvador Allende, presidente que havia sido deposto poucos dias antes, e membro do Partido Comunista.

O popular músico — cantor e também autor de canções como “Te recuerdo Amanda” e “El derecho a vivir en paz” — foi preso em 12 de setembro de 1973, um dia após o golpe militar, com outras 5 mil pessoas, incluindo professores e alunos da Universidade Técnica do Estado. Ele foi levado ao Estádio Nacional, em Santiago, arena esportiva convertida em centro de detenção e tortura.

Os militares sentenciados pelos assassinatos de Jara e Carvajal a 15 anos de prisão são Hugo Sánchez Marmonti, Raúl Jofré González, Edwin Dimter Bianchi, Nelson Haase Mazzei, Ernesto Bethke Wulf, Juan Jara Quintana, Hernán Chacón Soto e Patricio Vásquez Donoso. Todos foram também condenados a mais três anos de prisão por sequestro simples. Havia mais um militar sendo julgado, Rolando Melo Silva, que foi condenado a cinco anos e um dia de prisão por encobrir os homicídios e a mais 61 dias de cárcere por ser cúmplice dos sequestros.

Segundo os relatos de outros detentos, Jara foi torturado e suas mãos foram quebradas com a coronha de uma arma antes de ser morto. Seu corpo foi encontrado três dias depois perto de um cemitério. O Estádio Chile foi renomeado em sua homenagem no ano de 2003.

Com as mãos destruídas pelas surras que levou, Jara ainda conseguiu escrever seus últimos versos a lápis em uma caderneta que conseguiu entregar a um companheiro e que hoje é conservada na Fundação Jara: “Canto, que mal me sai / quando tenho que cantar espanto! / Espanto como o que vivo / como o que morro, espanto.”

Por este mesmo caso, o ex-tenente do Exército Pedro Barrientos foi considerado culpado em um tribunal dos EUA. O soldado foi processado pelo Centro de Justiça e Responsabilidade (CJA) em nome da viúva e das filhas de Jara.

Durante a ditadura de Pinochet (1973-1990), cerca de 3 mil pessoas morreram ou desapareceram, enquanto outras 28 mil foram torturadas. Uma delas foi a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, que cumpriu mandatos entre 2006 e 2010 e depois entre 2014 e 2018.

O cantor e compositor chileno Víctor Jara, numa imagem não datada, divulgada pela fundação que leva seu nome / EFE

Comments (1)

  1. …Impossível esquecer tanta barbaridade. Mas Victor Jara vive, viverá para sempre por meio de suas musicas fortalecendo nosso espírito de luta, nossas vidas. Vitor Jara vive!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × 4 =