Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) na linha de frente do levante contra as mudanças climáticas

Lideranças indígenas da APIB formam a delegação brasileira que participou da marcha Levante pelo Clima, que reuniu mais de 30 mil pessoas em São Francisco, de encontro inédito dos Guardiões da Floresta com o povo indígena americano Yurok e se prepara para o Governors’ Climate and Forests Task Force e a Global Climate Action Summit.

APIB no Levante pelo Clima

Convocado pela ONG 350.org, o Rise for Climate (Levante pelo Clima) levou às ruas milhares de pessoas de cidades do mundo inteiro, como Katmandu, Copenhague, Lagos, Rio de Janeiro, Lisboa, Bogotá, Berlim e Ho Chi Minh, no Vietnã. O objetivo é pressionar os líderes mundiais a adotarem políticas de eliminação do uso de combustíveis fósseis para combater as mudanças climáticas.

Uma das maiores manifestações aconteceram em São Francisco, na Califórnia (EUA). Na linha de frente da marcha, que reuniu mais de 30 mil pessoas, estavam os Guardiões da Floresta, grupo formado por representantes de 20 povos indígenas diferentes, de 14 países diferentes. A delegação brasileira foi formada por membros da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

“Precisamos destravar o processo de demarcação de Terras Indígenas. Viemos aqui dar o nosso recado para o mundo, mostrando a força da juventude e da mulher no combate à violação dos direitos humanos e dos direitos indígenas”, disse Dinaman Tuxá, coordenador executivo da Apib.

APIB com os Guardiões da Floresta em Território Yurok e o Governors’ Climate and Forests Task Force e a Global Climate Action Summit

A cidade californiana sedia este mês dois importantes eventos que antecipam a 24ª Conferência do Clima da ONU (COP 24), o encontro dos Governors’ Climate and Forests Task Force (dias 10 e 12) e a Global Climate Action Summit (de 12 a 14). O grupo de Guardiões da Floresta foi para a manifestação direto do território do povo Yurok, onde trocaram experiências sobre combate a incêndios florestais e preservação de rios.

Foi a primeira vez que um povo indígena dos Estados Unidos participou de um encontro dos Guardiões da Floresta. Os povos indígenas estão cada vez mais unidos. Por mais diferentes que sejam suas culturas eles sabem que há uma luta em comum, que é a preservação do planeta. A COP 24 acontece em dezembro em Katowice, na Polônia. Já se sabe que será preciso fazer ajustes de metas caso queiramos cumprir o que foi estabelecido pelo Acordo de Paris.

Sobre APIB

A Apib é a articulação de diversas organizações indígenas regionais: a Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), o Conselho do Povo Terena, Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE), a Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL), a Grande Assembleia do Povo Guarani (ATY GUASU), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e a Comissão Guarani Yvyrupa.

Acompanhe a agenda em: https://www.facebook.com/apiboficial/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

twelve − ten =