Nota de Repúdio do IAB PB contra demissão de professoras das Faculdades Integradas de Patos, por não terem censurado protesto contra Bolsonaro

NOTA DE REPÚDIO

Pela demissão de professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba, IAB.pb, vem a público manifestar seu repúdio com relação à demissão das arquitetas e urbanistas Flora Oliveira e Marcella Portela da Instituição de Ensino Superior na qual lecionavam, fato ocorrido na manhã desta sexta-feira, 28 de setembro.

Professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos, FIP, assim como todo o corpo docente e discente, ambas estavam envolvidas na organização do 5º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da referida IES. O evento ocorreu de 25 a 27 de setembro e, durante a programação, estudantes e convidados expressaram por meio de várias atividades, em oficinas artísticas e em palestras, posicionamentos contrários a determinadas pautas defendidas por algumas candidaturas presidenciais.

O IAB.pb defende a liberdade de expressão e respeita o espaço da diversidade de pensamentos sempre que haja tolerância e respeito ao próximo. Discursos de ódio com bases machistas, misóginas, homofóbicas, transfóbicas e racistas, entre outras que venham a corroborar com a opressão junto à grupos historicamente marginalizados e violentados, não podem ser tolerados. Sob todos os aspectos, posturas como essas atacam severamente a luta pelos direitos humanos, consequentemente o Estado democrático de direito.

Contudo, este Instituto repudia a forma pela qual as colegas arquitetas e urbanistas foram demitidas, especialmente por que em nenhum momento partiu delas quaisquer posicionamentos que configurassem descumprimento do regimento institucional. Destaca-se, ainda, o atentado que é punir professores por não censurarem estudantes e convidados, independente de suas posições políticas.

A carreira acadêmica dessas profissionais sempre foi comprometida com a valorização da pluralidade e da liberdade de pensamentos, aspectos essenciais para o ensino e que estimulam a reflexão crítica sobre temas que envolvem a profissão e a sociedade como um todo. A trajetória da gestão do curso de Arquitetura e Urbanismo das FIP sempre foi vista pelo IAB.pb como algo de extrema importância para o desenvolvimento do sertão paraibano, com visão de formação profissional justa e comprometida com os valores socioculturais do nosso Estado.

A atitude tomada pela direção dessa Instituição de Ensino Superior vai na contramão do que até então esse curso preconizava: a qualidade de ensino e a formação adequada para seres humanos que devem pensar nossas cidades de maneira mais justa, democrática e socialmente possíveis.

Paraíba, 28 de setembro de 2018

Pedro Freire de Oliveira Rossi