Do Incra
O Incra no Distrito Federal e Entorno entregou, dia 1º de dezembro, 43 títulos de domínio a agricultores familiares do Projeto Integrado de Colonização Alexandre Gusmão (Picag), na região da Bacia do Descoberto, a 35 quilômetros de Brasília (DF). O evento aconteceu na sede da Associação Grupo de Moradores e Produtores Rurais do Incra 9, localizada dentro do projeto. O Título de Domínio (TD) transfere o imóvel rural ao agricultor em caráter definitivo.
Muitos moradores esperavam o título definitivo há décadas. Este é o caso do produtor Robson Pereira da Silva, que nasceu na área do Projeto Alexandre Gusmão e vive do plantio de legumes e verduras que são comercializados na região da Capital Federal. “Este título representa segurança para os moradores e produtores aqui da região”. Secretário-geral da Associação de Moradores e Produtores do Incra 9, ele ressalta que desde 1996 as famílias lutam pelo documento.
Até agora 140 famílias já foram beneficiadas com a entrega dos títulos desde o início de 2018. A previsão é de que, em dezembro, a autarquia entregue mais um lote de documentos aos moradores do projeto. No total a Superintendência do Incra no DF e Entorno já entregou 800 títulos de domínio em sua região de atuação.
O superintendente do Incra no DF e Entorno, Igor Soares Lelis, destacou que ao entregar os títulos definitivos a autarquia está cumprindo com sua obrigação. “Trabalhamos de forma séria e organizada para atender a demanda de vocês”, disse. Ele frisou que os servidores seguirão o cronograma de trabalho para que as famílias que atendam as exigências estabelecidas pela lei recebam o título.
O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária, Cletho Muniz de Brito, disse que a entrega do título definitivo aos agricultores não é nenhum favor. “Esse título representa a valorização do trabalho dos agricultores que botam comida na mesa dos brasileiros”, frisou.
—
Imagem: Reprodução do Incra