XIII Reunião de Antropologia do Mercosul: Porto Alegre, 22 e 25 de julho de 2019

Antropologias do Sul…

Os ventos que sopravam nos idos da década de 1990 anunciavam profundas mudanças políticas, econômicas e sociais nos países que acabavam de fundar o Mercosul.  Um espaço de diálogo, formação e expansão de parcerias na Antropologia entre estes países era urgente. Foi com esse espírito que o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS-UFRGS) concebeu e sediou a I Reunião de Antropologia do Mercosul – RAM em 1995. 

A RAM expandiu os então consolidados encontros da chamada ABA-Sul, da Associação Brasileira de Antropologia, e atravessou as fronteiras em busca da internacionalização da disciplina. Desde então, a RAM acontece bienalmente, tendo o Uruguai sido sede por três vezes (1997, 2005 e 2015), o Brasil cinco (1995, 2000, 2003, 2007 e 2011) e a Argentina quatro (1999, 2009, 2013 e 2017). Participantes de vários outros países têm ecoado os debates da RAM para cada vez mais longe. A última edição do evento em 2017, em Posadas-Argentina, contou com representantes de 23 países, mostrando que a proporção e o impacto científico e político da RAM fazem dela um dos mais importantes eventos da Antropologia na América Latina.

Passadas mais de duas décadas, os ventos que sopram também anunciam profundas mudanças políticas, econômicas e sociais, e novos espaços de diálogo, formação e expansão da Antropologia se fazem urgentes. É com este espírito que o PPGAS-UFRGS tem a honra de receber e organizar a XIII RAM, que será realizada entre os dias 22 e 25 de julho de 2019, em Porto Alegre-RS. É chegada a hora de alargar novamente os diálogos, somar novas vozes e promover o fortalecimento das antropologias não-hegemônicas. É por isto que elegemos como tema as “Antropologias do Sul”.  

O propósito da XIII RAM é o de reunir antropologias de toda a América Latina, mas também integrar aquelas do continente africano, da Índia e de todas aquelas que encontram um lugar comum no chamado Sul Global. As agendas teóricas, metodológicas e de atuação têm sido cada vez mais definidas por debates críticos às formas de imperialismo que também moldam a academia como um todo e a antropologia em particular. Colocar em diálogo essas “antropologias do Sul” é um chamado ao fortalecimento, à luta comum, à criação e à consolidação de novas redes de colaboração, mas também de resistência e solidariedade.

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES E TRABALHOS PARA GTs

Consulte aqui o cronograma e as regras para a apresentação de propostas para o evento.

Está prevista a realização de mesas redondas, grupos de trabalho, pôsteres, minicursos, oficinas, mostra fotográfica, mostra sonora e mostra de vídeos-documentários.

Todas as inscrições serão realizadas online, através do website do Congresso, que pode ser acessado aqui.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Antônio Ruas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − um =