“Sobre a polêmica do carnaval quero registrar aqui que o diabo venceu, sim!”, afirma teólogo batista

Por Arísia Barros, no Raízes da África/Cada Minuto

O teólogo batista Tiago Santos, que estudou no Seminário Teológico Batista do Rio Grande do Sul e é fundador da igreja Abrigo, em Porto Alegre, publicou um texto que está tendo muito repercussão, sobretudo entre os evangélicos.

Escreveu sobre o enredo da escola de samba Gaviões da Fiel, que levou à avenida a mensagem “O Diabo Venceu”. Como evangélicos se escandalizaram, e por isso o teólogo decidiu explicar por que o carnavalesco da Gaviões deu uma demonstração de que entende mais de Cristianismo do que aqueles que seguem Silas Malafaia e similares – diz  Célia Cristo.

***

“Quando a igreja fez arminha com a mão, o diabo venceu.

Quando os pastores e missionários, mesmo atuando nas comunidades mais pobres e obtendo o seu sustento do salário dos trabalhadores, apóiam a retirada de direitos destes para favorecerem os mais ricos, o diabo venceu.

Quando a igreja ri de uma criança que morre, o diabo venceu.

Quando a igreja comemora que uma líder social é assassinada a tiros numa emboscada, o diabo venceu.

Quando a igreja zomba de um líder político que precisa deixar o país sob ameaça de morte, o diabo venceu.

Quando a igreja vive uma expectativa que entremos em guerra com outro país para atender interesses geopolíticos de superpotências, o diabo venceu.

Quando a igreja se torna o principal grupo social do país a espalhar mentiras na internet, o diabo venceu.

Quando a maior preocupação da igreja, em um país extremamente desigual, é que meninos vistam azul e meninas rosa, o diabo venceu.

Quando a igreja fica em angustiante silêncio frente ao racismo, a xenofobia, ao feminicídio, a homofobia, o diabo venceu.

 Quando a igreja considera armar toda a população como forma de buscarmos a paz, o diabo venceu.

Quando a igreja considera justo que fazendeiros que já tanto tem esmaguem os povos indígenas para lhes tomar o pouco que resta, o diabo venceu.” 

PS: E no desfile da Gaviões da Fiel Satanás “vence” Santo Antão é E NÃO Jesus .

+Abre-alas da Gaviões da Fiel representa o medo e a fé. Foto: Marcelo Brandt /G1

Comments (1)

  1. Isso tudo é conversa de COMUNISTA! Atualmente no Brasil, 99% do povo que se diz de esquerda, nem sabe o que é socialismo na prática. Todos os PAÍSES que se dizem socialistas, principalmente da América latina, na verdade são DITADORES, que trazem : a fome, a miséria e a total destruição do povo. Querem um exemplo: VENEZUELA, CHILE, ARGENTINA, COLOMBIA … NESTES PAÍSES TEM MAIS QUE POBREZA, TEM MISÉRIA. OS DIREITOS HUMANOS PASSAM LONGE… PESSOAS SÃO PERSEGUIDAS E PREZAS, COMO PADRES, PASTORES… Admiro, uma pessoa que se diz “TEÓLOGO” , concordar com uma letra de samba, que enaltece o diabo, e mente sobre os cristãos. Quanto da população é socorrida pelas igrejas. Mas, quem critica os outros, NUNCA FEZ NADA POR NINGUÉM. Se o diabo venceu, foi na vida dos autores do samba, e deste teólogo que concorda com uma escola de samba.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove − três =