Luta de atingidos em Congonhas conquista reunião com mineradora CSN

Após manifestações, reuniões e luta, atingidos de Congonhas finalmente são recebidos pela mineradora CSN e têm sinalizações positivas.

No Mab

Em reunião entre atingidos e moradores de Congonhas, mineradora CSN, Ministério Público de Minas Gerais e Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB, na tarde desta terça-feira, 02, a empresa respondeu à recomendação do MP entregue no dia 12 de março.  

O documento exigia a disponibilização de remoção da famílias que desejem sair de suas casas em vista do risco de rompimento da barragem de rejeitos no município, além do pagamento de um auxílio emergencial àqueles que sofreram perdas de renda e outros pontos.

A CSN, após ter recusado a recomendação na última terça-feira, voltou atrás e marcou a reunião de hoje. Em debate amplo sobre os pontos, a mineradora demonstrou sinal positivo para a possibilidade de remoção voluntária das famílias que assim desejarem, que deverão ir, inicialmente, para casas alugadas, e solução definitiva será discutida posteriormente.

A empresa também aponta possibilidade de pagamento mensal emergencial, que será avaliado até a próxima reunião, já marcada para o dia 08 de abril, próxima segunda.  O valor deve ser de R$1.500,00 mensal para cada família que foi desalojada ou teve a perda de renda causada pelo deslocamento.

Deve ser definida a ecolha de uma Assessoria Técnica Independente escolhida pelos atingidos para a definição dos próximos passos e reparação integral, além da contratação de uma perícia que trabalhe para o Ministério Público para realizar o monitoramento da barragem, acompanhar o processo de descomissionamento e garantir a segurança da barragem.

Foi acordada a construção de um plano de comunicação com os atingidos de forma mais qualificada, que também deve ser apresentado no próximo encontro. Sobre o apoio com questões emergenciais, como a realocação da creche, apoio psicológico e em custos de medicamentos, a empresa afirmou estar disposta e deve apresentar detalhes na segunda-feira.

O Ministério Público segue tratando a pauta dos atingidos com compromisso e seriedade e a presença e participação da Comissão de Atingidos e o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB foi fundamental para a garantia dos direitos.

Lutar e Organizar, para os Direitos conquistar!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

três × 5 =