Primeira deputada Federal indígena no Brasil lança Frente Parlamentar Mista para defender direitos dos povos indígenas no Congresso Nacional

Por Mayra Wapichana

A primeira deputada Federal indígena no Brasil, Joenia Wapichana (REDE/RR), lançará nesta quinta-feira, 4, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. O evento será às 10h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.  

Formada por deputados e senadores, a Frente tem como objetivo garantir um espaço no Congresso Nacional para debater as principais demandas indígenas, que envolvem questões de áreas específicas, como saúde, educação e sustentabilidade, e também resguardar as conquistas já alcançadas. Aderiram à Frente, 219 deputados federais e 29 senadores.

Entre as missões específicas da Frente, a deputada destaca a missão de fazer respeitar os direitos e cobrar das autoridades no sentido de avançar nos direitos consolidados no Congresso Nacional. “Uma das missões da Frente é fazer com que os direitos sejam respeitados e cobrar das autoridades no sentido de avançar nos direitos, como a demarcação de terra, saúde, educação e desenvolvimento, conforme as especificidades de cada povo indígena, e principalmente, fazer valer as garantias que já existem”, destacou Joenia Wapichana, a única parlamentar indígena e líder do partido REDE na Câmara.

Para os desafios da Frente, Joenia conta com a participação de parlamentares aliados às causas indígenas e sociais, como Jose Ricardo (PT/AM), Aúrea Carolina (PSOL/MG), Alessandro Molon (PSB/RJ), Erika Kokay (PT/DF), Jandira Feghali (PCdoB), Tabata Amaral (PDT/SP), Túlio Gadelha (PDT/PE), Perpétua Almeida (PCdoB) e dos três Senadores da REDE, Rondolfe Rodrigues (AP), Fabiano Contarato (ES) e Flavio Arns (RS).

O ato simbólico reunirá, além dos deputados e senadores, lideranças indígenas, entidades sociais e demais autoridades. A abertura será com cantos e danças tradicionais.

Imagem: Joenia Wapichana é a única parlamentar indígena e Líder do partido REDE na Câmara ( Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados)

Comments (1)

  1. Li com muita esperança esta postagem.
    Trabalho com Revitalização de Línguas Indígenas de Mato Grosso do Sul e estou vendo as línguas morrerem sem atitude dos indígenas e principalmente com a omissão do poder público.
    Bom trabalho!! Boa sorte!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 × 2 =