Por que não te calas, estúpido?

Desabafo de um médico à convocação de Bolsonaro para o povo entrar nas UTIs e fazer fotografias

Por Sérgio Pessoa, Médico e Cidadão Brasileiro

– Chega!
– Cala a boca, porra!
– Sai daí!

Respondo-te com teu linguajar chulo e autoritário, que não é o meu. Assim tu compreenderás, com teus simplórios atributos intelectuais, o que quero dizer.

Exigimos respeito, como médicos e profissionais de saúde. Não mentimos ou desprezamos fatos, nem temos tua boca suja a cuspir palavrões, insanidades e acusações levianas. Respeitamos, ao contrário de ti, os 40.000 mortos e seus familiares. Tu és ingrato. Nenhuma palavra de agradecimento ou apoio aos que labutam bravamente contra essa doença. Tu és covarde. Escuda-se atrás de militares de alta patente para esconder tua inépcia e incapacidade gerencial. Teu passado é sombrio, tenente cínico. Foste enxotado da caserna por trair os regulamentos militares. Deputado medíocre. Nunca defendeu algo nobre. Apologista da tortura, prestarás conta dos teus atos. Desce dos helicópteros em que te penduras e macaqueias pelos céus. Desce do cavalo de narinas dilatadas em que tu, sacudido como um esqueleto sem máscara, avanças para teu triunfo, o triunfo da morte. Vem governar, estúpido! Não tememos tuas ameaças e milícias.

Venham aos hospitais públicos. Encontrarão cansaço, faces marcadas pelas máscaras do trabalho, mãos limpas, amor e dedicação à profissão. Encontrarão doentes se recuperando, alguns ainda próximos da morte, corpos no necrotério e lágrimas dos familiares. Documentarão familiares agradecidos ao trabalho de profissionais e gestores sérios que lutaram pela vida e contra a morte.

Beócio, tudo isso te causa ira, inveja e despeito e corrói tuas pútridas entranhas. Teu ocaso deixará alívio e não saudade. Se calados ficarmos, teu desgoverno deixará um rastro de miséria com uma legião de desempregados e subempregados, devastará o meio ambiente, aniquilará minorias, fortalecerá o obscurantismo, destruirá a cultura, a ciência e o pensamento, inflingindo a nós, povo brasileiro, os piores vexames perante a comunidade internacional. Tu não passas de um soldado bisonho marchando em círculos, acompanhado de um pelotão de coveiros, a administrar cemitérios lotados e negar os fatos.

.

Resposta ao pronunciamento de JMB, ao vivo, em redes sociais, em 11 de junho de 2020: “Quem que quer ganhar com isso? Tem um ganho político dos caras… Tem hospital de campanha perto de você? Tem hospital público? Arranjem uma maneira de entrar e filmem…”

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Zelik Trajber.

Ilustração: Duke

Comments (10)

  1. O que está aconcendo com o Brasil hoje, eu já previa, não porque eu tenha “bola de cristal”, mas porque conhecia a história desse sujeito que hoje preside a República Federativa do Brasil (tudo que ele escreveu sobre ele eu assino em abaixo e ainda tem muito maiiis cooisas!).
    Quando da eleição, segundo turno, tive que engolir meu discurso, de nunca anular o voto, vez que sempre existe o menos ruim.
    Em 2018, infelizmente não havia…e anulei meu voto por desencargo de consciência!
    Aguardem que ainda vem mais “merdas”!
    Se outro tivesse sido eleito, não estaria muito diferente não…esses caras aí estariam apurrinhando sem trégua..isso estaria do mesmo jeito! Um caos!
    Eita brasilzinho que não toma jeito!
    Esse povinho só faz merda…. E ainda querem ter razão…! Como, se decidem sempre com a emoção!
    …aqui só tem jeito com uma “revolução” a la “primavera árabe” ou “francesa”, numa adaptação para a América do Sul!
    Para mexer com todas as velhas estruturas, construidas ainda do período colonial..wue9 nunca foram desconstruidas!
    Pra mudar, tem que desmantelar tudo, pra fazer de novo!

  2. Disse tudo que eu tenho vontade. Estou compartilhando junto com a recomendação de que seja lido em voz alta, aos berros de preferência, há de ter um efeito positivo. Dr Sérgio, força e obrigada pelo seu trapalho e todos que estão nessa luta.

  3. Achei um primor o conteúdo do texto. É possível palpar a indignação nas palavras escritas. Salve DOUTOR, com maiúsculas propositais!

  4. Implacável. Não há qualquer exagero nas palavras do Dr. Sergio e, ainda assim, parece inacreditável que chegaríamos a esse grau de ignorância, despreparo e totalitarismo corrupto. Para combater ignorância e corrupção, só mesmo a construção e formulação de novas práticas políticas, baseadas em princípios, valores, transparência e participação da sociedade. A simples oposição ideológica não suprirá essas lacunas e, como sabemos, está longe de garantir lisura. Não há como resolver problemas complexos de forma simples e maniqueísta. O desafio é imenso.

  5. Parabéns Dr Sérgio!!! Obrigada por tirar esse desabafo da minha garganta e me deixar respirar!!!
    Só lamento que muitos da classe médica apoiaram esse desumano como uma resposta corporativista ao programa mais médicos.

  6. Perfeitas palavras para esse monstro que elegeram presidente. Chega de tanta bestialidade e estupidez!

  7. Aplaudo e faço minhas as palavras do Dr. Sérgio Pessoa. Firme e muito apropriada reação à irresponsabilidade, insensibilidade e incompetência do pior presidente que o Brasil já teve.
    Espero que mais reações como essas surjam, enfrentando as atitudes criminosas desse sujeito.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × quatro =