Presidência da CDHM pede informações ao Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre presença da Força Nacional na Bahia

Na última terça-feira (1), o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, autorizou a presença da Força Nacional de Segurança Pública nas cidades de Prado e Mucuri, no sul da Bahia. O Ministério da Agricultura pediu a intervenção. O local é área de conflito agrário. Hoje, quinta-feira (3), cerca de cem agentes da Força já deverão estar na região.

por Pedro Calvi / CDHM

Nesta quarta (2), o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), Helder Salomão (PT/ES), pediu explicações a André Mendonça sobre a presença da Força Nacional de Segurança Pública. O pedido para atuação foi de Valmir Assunção (PT/BA). “Segundo nos consta, o governo baiano não pediu a presença da Força, e queremos saber qual o motivo para essa decisão”, esclarece Salomão.

“Estamos atentos às denúncias de intervenção da Força Nacional em assentamentos de reforma agrária na Bahia. São tentativas de latifundiários apoiadores do Governo Federal para prejudicar a produção de alimentos no Extremo Sul do estado”, alertou Valmir Assunção.

O documento enviado pela presidência da CDHM também solicita cópia integral do processo que originou a decisão do Ministério Justiça e Segurança Pública.

Foto: MST / Bahia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

20 + sete =