Atos pró-impeachment estão sendo articulados para dia 23/01; oito capitais terão carreatas
No próximo dia 23 de janeiro (sábado) será dia de luta por todo Brasil com os atos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Na última quarta-feira (20), após lançar as hashtags #ForaBolsonaro e #Dia23ImpeachmentJá, diversas organizações de esquerda confirmaram a articulação das carreatas e sairão às ruas em atos coordenados pelo impeachment.
A ideia é que o sábado seja um Dia de Luta pela #VacinaJá #ForaBolsonaro diante da crise sanitária, política e econômica que o atual governo representa. Por conta da pandemia do coronavírus, que já contaminou 8 milhões de brasileiros e matou oficialmente 212 mil pessoas no território nacional, as ações estão estruturadas em carreatas para evitar aglomerações de pessoas.
Mesmo com mais de 212 mil mortos, Bolsonaro segue negando a gravidade da pandemia e se colocado até contra a vacina, agindo para tirar recursos do SUS, atuando para não aprovar a Coronavac. Em meio a crise da falta de oxigênio de Manaus, não fez absolutamente nada.
“O Brasil é maior que o Bolsonaro. Os brasileiros são melhores que o Bolsonaro. E nossa esperança vem das ações de solidariedade de Manaus, das iniciativas que ocorrem desde o início da pandemia. Vem também da nossa luta por igualdade racial e justiça social”, lembra as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
Confira a agenda
A Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo, Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas e o Acredito chamam para os atos que ocorrem no próximo sábado (23) em diversas capitais e cidades. Logo cedo, às 9h, em Brasília–DF, na frente da Funarte, manifestantes partirão em carreata até a Esplanada dos Ministérios.
Em Belém (PA), os manifestantes se concentrarão na avenida Doca de Souza Franco; no Rio de Janeiro (RJ), às 10h, a carreata sairá do monumento Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas; na praça da Independência, em João Pessoa (PB), os ativistas se concentram à partir das 14h.
Também às 14h, os manifestantes saem em carreata em São Paulo (SP), tendo como ponto de encontro a Assembleia Legislativa; em Belo Horizonte (MG), a concentração do ato será no Minerão, às 16h; no mesmo horário, os gaúchos se encontram em Porto Alegre (RS), no largo Zumbi dos Palmares.
Em Rio Branco (AC), a concentração será às 15h na Uninorte; às 16h, na praça Nossa Senhora de Salete, a manifestação sairá em Curitiba (PR); e em Goiânia (GO), também às 16h, na praça Universitária Palmas, no Eixão Norte, os goianos partem em carreata pedindo a saída do presidente.