As Marés da Ilha: plataforma multimídia a vida, os conflitos e as lutas das comunidades quilombolas da Ilha de Maré

“As Marés da Ilha: entre o cotidiano e os conflitos ambientais” é um novo website composto por fotos, entrevistas em vídeo e documentos sobre a vida nas comunidades quilombolas de Ilha de Maré (Salvador, BA). O objetivo do projeto é oferecer um conjunto de informações e imagem que estimulem a reflexão sobre os conflitos socioambientais lá existentes como, por exemplo, o racismo ambiental resultante da intensa exploração industrial neste que é o território com maior número de habitantes autodeclarados negros da cidade de Salvador.

A Plataforma conta com cinco principais seções: Na “Home” há fotos, vídeos e trechos de entrevistas realizadas com moradores e ativistas da ilha, como as marisqueiras Eliete Paraguaçu, Zenilda Paraguaçu, Evanildes dos Santos e Marizélia Lopes, o pescador Antônio Santana e a doceira Eunice dos Santos; somado a pesquisadores que vêm realizando trabalhos na região, como a antropóloga Bruna Zagatto e a nutricionista prof. Neusa Miranda, além de pessoas que atuam diretamente no apoio e defesa dos direitos das populações da ilha, como o advogado Pedro Diamantino e Maria José Pacheco, da Pastoral da Pesca.

As entrevistas completas são disponibilizadas na seção “Entrevistas”. Já a seção “Documentos” concentra matérias jornalísticas, livros, artigo científicos, teses e dissertações à respeito da Ilha de Maré e seus conflitos socioambientais e documentos diversos. Em “cronologia” são indicadas as principais datas “Do Petróleo aos Conflitos Socioambientais”.

Por fim, na seção “Sobre” o internauta confere as informações sobre o projeto, cuja equipe é formada por Maurício Oliveira (designer e documentarista), Tommaso Rada (fotógrafo),Fernanda Gallo (pesquisadora), Eleite Paraguaçu (produtora) e foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

***

Ilha de Maré é uma das três ilhas que compõe o território municipal de Salvador, capital brasileira até o ano de 1763. Portanto, a história da ilha, que está localizada a leste da Baía de Todos os Santos, evoca diferentes processos de exploração na região desde o período colonial, onde inúmeros escravizados fugiam dos engenhos da região do recôncavo baiano, passando pela descoberta do petróleo e a criação da primeira petrolífera brasileira em 1941, seguindo com a implementação do Complexo Industrial de Aratu, o Complexo Petroquímico de Camaçari e o Porto de Aratu-Candeias na década de 1970 até a recente venda da Petrobrás para um grupo árabe em 2021. Destaca-se ainda a certificação das comunidades quilombolas de Bananeiras, Martelo, Ponta Grossa, Porto dos Cavalos e Praia Grande em 2004.

Acesse diretamente aqui.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Fernanda Gallo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

seis + 16 =