Caso Braskem: MPF busca atenção para moradores que permanecem em área de risco após fortes chuvas

Além de providências do Município de Maceió, MPF busca informações atualizadas sobre situação do solo afetado pelo fenômeno da subsidência em Maceió

Procuradoria da República em Alagoas

Diante das fortes chuvas que têm caído em todo Estado de Alagoas, notadamente na cidade de Maceió, nos últimos dias e da perspectiva de que os próximos dias também sejam de chuvas – em maior ou menor escala – e considerando que o encharcamento do solo pode ser evento catalisador para o processo de afundamento do solo que ocorre em parte de cinco bairros da capital, em razão da exploração de sal-gema pela Braskem, o Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, por meio do grupo de trabalho que acompanha o Caso Pinheiro/Braskem, expediu ofícios à Prefeitura de Maceió, à Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Nacional, Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e Braskem S.A.

Assim, considerando que toda área contida no Mapa de Risco da Defesa Civil Municipal é área vulnerável, o MPF oficiou o Município de Maceió requisitando informações sobre as providências adotadas para resguardar a vida e integridade física das pessoas que ainda permanecem dentro do Mapa de Risco, bem como sobre a comunicação voltada diretamente para estas pessoas que continuam morando em área vulnerável, diante dos últimos acontecimentos climáticos.

Às defesas civis Municipal e Nacional, à CPRM e à Braskem, o MPF requer informações atualizadas sobre eventual alteração e agravamento do processo de afundamento em curso diante dos dados captados pelos equipamentos de monitoramento da área de risco afetada pela mineração em face do grande volume de chuva que tem caído em Maceió.

Chuvas de maio* – Durante todo o mês de maio, até o dia 25, já choveu cerca de 356 mm, o que representa aproximadamente 21% a mais do que esperado para o mês inteiro. Somente em 24 horas, os pluviômetros (equipamentos que registram a quantidade de chuvas) de Maceió mediram cerca de 235 mm.

Nos dias 25 e 26, as chuvas persistiram e as equipes continuam em monitoramento para atualização dos dados. A Defesa Civil de Maceió recebeu 134 chamados até o início da tarde do dia 25, e segue acompanhando as situações causadas pelas chuvas em toda a cidade.

*com informações da Defesa Civil de Maceió, em 25/05/2022.

Arte: Secom/PGR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dez − um =